Município da Mealhada coloca armadilhas para combater a vespa asiática

Em véspera de se reiniciar o novo ciclo anual da vespa asiática, o Município da Mealhada reforça o combate à espécie e coloca 100 armadilhas seletivas para a vespa velutina continuando o combate que apresenta resultados positivos com  menos 81 as participações às autoridades de ninhos, menos 31 ninhos intervencionados e ainda uma redução de 29 ninhos primários intervencionados.

Por Luciana Soares

Numa época do ano muito favorável à espécie, a Câmara Municipal da Mealhada vai espalhar nas principais áreas de florestação das freguesias do município uma centena de armadilhas com feromonas atrativas para espécie e repelente para insetos polinizadores. Esta operação conta com o apoio da Associação Modelismo do Centro de Portugal (AMEP) e das juntas de freguesia concelhias, vai ter início breve, já que objetivo é capturar no prazo de 60 dias o maior número de vespas fundadoras possível, sendo estas quem são origem a novas colónias nesta fase do ano

Carlos Filipe, AMEP, apoia cerca de 100 municípios no país, no combate à vespa velutina, inclusive a Mealhada e acredita terem encontrado o caminho certo. “A destruição de ninhos com químicos biodegradáveis juntamente com a colocação de armadilhas seletivas revelou-se altamente eficaz e passámos de uma realidade em que havia um crescimento exponencial de ninhos para uma redução. Neste momento, aqui na região, em 12 dos 19 municípios da CIM- Região de Coimbra já se nota esta diminuição de ninhos”, referiu, numa reunião com a Câmara da Mealhada, as juntas de freguesia e a Associação de Apicultores do Litoral Centro.

Nos últimos dois anos, a Mealhada distribuiu à comunidade milhares de armadilhas que foram feitas no Centro de Interpretação Ambiental, com a colaboração dos alunos das escolas. Os resultados começam agora a surgir, nomeadamente junto dos apicultores, que conseguiram recuperar alguma da sua produção de mel.

No ciclo 2019/ 2020, o Município registava 287 participações de ninhos, com 192 intervencionados, sendo destes 40 primários, em 2020/ 2021 registaram-se 206 participações, 161 ninhos intervencionados, dos quais 11 primários.

“O objetivo é dar continuidade a este plano e reduzir ainda mais, sobretudo, com o rigor técnico de que agora dispomos”, sublinhou Carlos Filipe.

Na Mealhada, o combate à vespa é feito com apoio das duas corporações de bombeiros (Mealhada e Pampilhosa), às quais foi facultada arma de ar comprimido, que permitem atingir os ninhos com um tratamento químico capaz de causar a destruição dos ninhos e das vespas. Após a sinalização do ninho à Autarquia, cada corporação atua na sua área, procedendo à destruição do mesmo.

O Município apela a todos os habitantes que encontrem ninhos que comuniquem de imediato a Autarquia através de email (gab.florestal@cm-mealhada.pt) ou via telefone (231 200 980), as Juntas de Freguesia ou até mesmo os Bombeiros.