300 mil euros investidos na valorização cultural da transumância

A Rede Cultural “Terras de Transumância” fez investimento num valor de 300 mil euros para a valorização cultural e identitária do pastoreio nos municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia, após ter candidatura aprovada no programa CENTRO 2020.

Por Fernanda Sant’Ana

Com o objetivo de preservação da identidade e cultura do pastoreio, a “Terras de Transumância” recebeu o investimento de 300 mil euros voltados para o pastoreio ao implementar programa de valorização, visando proteger, conservar e desenvolver o património cultural. O investimento foi obtido, após a aprovação da candidatura no programa CENTRO 2020, que visa investir no desenvolvimento regional e ainda a preservação do património cultural. O valor do investimento será repartido entre os 18 meses de excução do programa

A estrutura do programa será divida em três fases, sendo a primeira a elaboração de uma agenda de atividades artísticas e culturais dentro dos 4 municipíos. A segundafase do projeto tem o propósito de enfatizar o património cultural associado a transumância e a afirmação da importância dos territórios como pontos turísticos,por fim a ultima etapa do projeto, consistirá, na realização de um documentário que será realizado nos municípios envolvidos no projeto.

A Transumância, ou deslocação de pastoreio, faz parte da cultura dos municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia. Os pastores costumam deslocar-se com o seu rebanho pelos vales e planícies, até as altas montanhas em busca de pastagem. Através desta conexão cultural, foi realizada uma parceria entre os 4 municípios, e assim nasceu a Rede Cultural “Terras de Transumância”.

A Rede Cultural “Terras de transumância” não une apenas os municípios envolvidos, tendo uma maior abrangência, pois a criação deste projeto pretende promover a valorização cultural de toda a região transumância.

a