Mais empresas criadas e menos encerramentos no distrito de Viseu

O aumento dos nascimentos das empresas no ano de 2017, em Viseu, foi maior nos setores do comércio a retalho, na restauração e na agricultura.

Entre Janeiro e Outubro de 2017 foram criadas 667 novas empresas no distrito de Viseu. Até à data, no ano de 2016, apenas tinham nascido 620 empresas no distrito.

Neste mesmo ano registou-se uma redução significativa no número de encerramentos das empresas na região, contando apenas com 170 empresas a fechar portas. A fabricação de produtos minerais não metálicos e a indústria da madeira e da cortiça foram os setores menos afetados. No periodo homólogo do ano anterior, foram registados 318 encerramentos no distrito, um valor preocupante para a ecónomia da região. A promoção imobiliária e a construção de edificios contou com 44 empresas encerradas, representando 22% das insolvências.

Encontram-se em atividade, até à data, 13.968 empresas no distrito de Viseu, número que tem vindo a aumentar desde o incio de 2017. Não houve uma discrepância significativa comparativamente ao ano de 2016, sendo que até ao final do ano haviam 13.781 empresas ativas.

 

Texto: Daniela Parente

Foto: Wikipedia

a