Câmara de Nelas reúne para abordar situação social no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, reuniu esta quarta-feira (10 de março), com Rita Mendes, a secretária de Estado da Ação Social do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social. Esta reunião que se realizou na Câmara Municipal de Nelas, teve como principal objetivo debater a situação social do Município e os projetos em curso por diversas entidades.

Por Mariana Torres

Inúmeras são as iniciativas propostas como é caso a CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, de que é entidade coordenadora o Centro Paroquial de Nelas e muitas são as requisições de financiamento por parte das IPSS’S para projetos como Centro de Dia e Apoio Domiciliário no recente Aviso “PARES3.0“, que se encontra neste momento em fase de avaliação.

Para projetos na área social, como por exemplo o referido “PARES 3.0“, foram abordados apoios financeiros, mas também o apoio previsto de mais de 500 milhões de euros no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), bem como a possibilidade de alargamento de apoio a protocolos cujas instalações já comportem a possibilidade de ter, com qualidade, mais utentes.

Deste debate foram tema outras iniciativas como o içar da bandeira atribuída ao Município de Nelas como uma das 81 “Autarquia + Familiarmente Responsável“, um encontro com a equipa do CLDS na sua sede na Av. João XXIII, e com os responsáveis do Centro Paroquial de Nelas, e ainda uma reunião de trabalho em Canas de Senhorim, com responsáveis do Centro Social e Paroquial.

Esta reunião, contou também com a presença do presidente da Assembleia Municipal e a responsável pelos serviços sociais da Câmara Municipal de Nelas.

a