A luta de Constança Bradddell pelo medicamento revolucionário Kaftrio

Constança Braddell sofre de fibrose quística, uma doença que não tem cura, que a colocou numa luta cronometrada pela sobrevivência.

por Jéssica Rodrigues

O estado de saúde da jovem de 24 anos tem vindo a piorar nos últimos meses, estando neste momento internada no Hospital de Santa Maria. A jovem revelou recentemente nas redes sociais a luta que tem vindo a travar numa tentativa de receber uma terapêutica revolucionária, que não se encontra ainda disponível em Portugal.

“O Kaftrio já está disponível em vários países. Este medicamento não é a cura mas tem a capacidade de prolongar a vida de um paciente com Fibrose Quística. Pode prolongar a minha vida. Eu posso viver, voltar a viver pois a situação moribunda na qual me encontro é tudo menos o que se espera para uma jovem de 24 anos com tantos sonhos adiados”.

Constança Braddell

Neste seguimento o INFARMED veio a público afirmar que se encontra desde sexta-feira, dia 5 de março, a acompanhar o caso, depois de ser contactado pela jovem. Sendo o Kaftrio um medicamento que se encontra ainda em fase de avaliação em Portugal, a obtenção pode apenas ser feita por iniciativa do hospital, através da Autorização de Utilização Especial.

Neste pedido tem de constar toda a informação clínica do paciente para quem se pede a exceção, para que depois a Comissão de Avaliação de Saúde do INFARMED possa avaliar a situação e decidir se se justifica ou não a abertura da exceção.

Contudo, o INFARMED afirma que até ao dia 5 de março de 2021 não foi submetido nenhum pedido de Autorização de Utilização Especial para Constança Braddell tendo este facto sido confirmado pelo hospital. Ainda sem nenhum pedido formalizado o INFARMED deixa claro que quando tiver um pedido para a exceção irá tratar do processo com a maior brevidade.

a