Prevenção da violência nas relações interpessoais em debate no ciclo de conversas do SPECULA

PREVINT – Programa de Prevenção da Violência Interpessoal, iniciativa direcionada para a população juvenil, é o tema da terceira e última sessão do ciclo de conversas partilhadas “3P – Prevenir Para Proteger”, promovido pelo SPECULA – Observatório da violência e género de Viseu.

O webinar decorre no dia 5 de março, sexta-feira, a partir das 16h30, com a presença de Ricardo Barroso, coordenador do programa PREVINT e docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Psicólogo Clínico e da Justiça, o convidado desta sessão tem dedicado, há vários anos, atenção especial aos processos de intervenção clínica nos comportamentos agressivos em jovens e adultos, sendo ainda autor dos programas PBX, direcionado para adolescentes que praticaram comportamentos sexualmente agressivos (utilizado pelo Ministério da Justiça) e PASS, direcionado para agressores sexuais adultos (utilizado em contextos psiquiátricos e de saúde mental).

Com o propósito de prevenir a ocorrência de comportamentos de agressão, o PREVINT foi desenvolvido de forma a consciencializar e sensibilizar adolescentes e adultos relativamente à violência nas relações interpessoais e às suas dinâmicas de funcionamento.

Moderado por docentes do PV e direcionado a alunos, docentes e à comunidade em geral, o evento pode ser acompanhado aqui, na página oficial do Facebook do PV.  

O ciclo de conversas partilhadas “3P – Prevenir Para Proteger” é uma iniciativa que reúne projetos de prevenção da violência e igualdade de género, contando com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais. Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Victor I. Vieth, diretor de investigação do “Zero Abuse Project”, e Tyler Counsil, coordenador do “CAST – Child Advocacy Studies”, um programa de prevenção da violência no contexto do ensino superior implementado nos Estados Unidos da América, foram os convidados das duas anteriores sessões. 

SPECULA – Observatório da violência e género de Viseu foi criado pelo Politécnico de Viseu, em 2019. Resulta de uma parceria do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) e integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Contribuir para aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para informar e apoiar políticas públicas nacionais e internacionais neste domínio, são os principais objetivos deste observatório, que pretende reunir investigadores/as, especialistas, cidadãos e entidades que têm vindo, ou pretendem vir, a realizar trabalho ou atividades nestas matérias. 

a