Termalistur vê aprovada candidatura para prosseguir investigação na área da dermatite atópica

Foi aprovada em 23 de fevereiro, pela Autoridade de Gestão do Programa Compete,  a  candidatura AqvATOPIC – desenvolvimento de gama de produtos cosméticos com água mineral natural das Termas de S. Pedro do Sul, vocacionados para a dermatite atópica.

Esta candidatura foi apresentada ao Sistema de Incentivos à Investigação e desenvolvimento tecnológico, com um investimento total de 426.559,27 euros e um incentivo não reembolsável de 262.343,81 euros e tem um prazo de execução de 30 meses.

O AqvATOPIC tem como objetivo o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos inovadora, com eficácia, tolerância e aceitabilidade demonstradas cientificamente, para complementar o controlo ou atenuação de sintomas em doenças dermatológicas, nomeadamente no eritema e na dermatite atópica (DA), formulada com base em água termal de São Pedro Sul.

O presente projeto permitirá o surgimento de uma marca portuguesa de cosmética termal que responda às necessidades dos doentes com pele atópica.

Para a prossecução dos objetivos do AqvATOPIC foi reunido um consórcio multidisciplinar constituído pela Termalistur, pela Universidade da Beira Interior e por um parceiro privado. Contando ainda com a parceria do Municipio de S. Pedro do Sul.

O surgimento de uma marca portuguesa de cosmética termal que responda às necessidades dos doentes com pele atópica, que apresente cariz sustentável e simultaneamente seja desenhada e pensada de forma a que estes sejam fáceis de utilizar; com apresentação diferenciada; duração superior; garantam um elevado tempo de contacto com a pele, bem como a sua proteção face aos potenciais irritantes ambientais e que assente no racional de proteção do microbioma da pele que é atualmente reconhecido como essencial para a manutenção das suas propriedades de barreira. Este racional de desenvolvimento melhorará a aceitabilidade dos produtos e a adesão à sua utilização.

As Termas S. Pedro do Sul lideram assim mais um projeto de inovação que permitirá criar uma gama de produtos 100% portuguesa, inovadora e sustentável, transacionável e internacionalizável, que trará ainda mais notoriedade ao destino em particular e ao termalismo português em geral.

O êxito da criação de uma gama de produtos cosméticos direcionados para aplicação dermatológica está sustentado no ativo único e chave – água termal das Termas de S. Pedro do Sul, já alavancado pela presença no mercado da linha hidratante e antienvelhecimento com reconhecido prestígio nacional e internacional (fruto do trabalho de divulgação da mesma desde 2014), na qualidade técnica, eficácia e singularidade do produto criado e na equipa envolvida no projeto.

As Termas de S. Pedro do Sul serão, assim, a primeira estância termal portuguesa a avançar para o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos, com a inclusão de água termal, para aplicação dermatológica.

Esta gama de produtos cosméticos direcionados para aplicação dermatológica a desenvolver no presente projeto incluirá um stick para limpeza, um hidratante emoliente e uma água termal suplementada.