IPV ajuda jovens a integrarem-se no mercado de trabalho

Foram várias as universidades e politécnicos em Portugal que criaram bolsas ou serviços de emprego para ajudar os jovens a integrarem-se no mercado de trabalho, e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) seguiu o exemplo. Em 2008, o IPV decidiu criar o Serviço de Inserção na Vida Ativa (SIVA) que, atualmente, conta com mais de 1400 estudantes e alumni inscritos, 236 empresas associadas e cerca de 2200 ofertas de emprego divulgadas.

Por André Reis

A procura de emprego, após a conclusão de um curso no ensino superior, pode ser um dos grandes desafios da população jovem portuguesa e foi neste sentido que foram criadas estas “pontes” para o mercado de trabalho. O SIVA, segundo o vice-presidente do Instituo Politécnico de Viseu, Paulo Costeira, tem como objetivo “promover novas oportunidades de emprego aos jovens”, mas também incentivar e proporcionar a “obtenção de ferramentas que permitam aos estudantes atingir elevados níveis de empregabilidade”. Para isto, o Serviço de Inserção na Vida Ativa fornece várias atividades como: experiências de estágio; oportunidades de formação; incentivo ao empreendedorismo, criatividade, inovação e autonomia de forma a promover o autoemprego; realização de experiências de voluntariado e integração em atividades e projetos de investigação.

Como funciona o SIVA

Feito o registo dos alunos ou antigos estudantes no SIVA, passa-se para a aprovação e validação das empresas. Como referido, anteriormente, atualmente existem 236 empresas associadas ao projeto, tendo estas a vantagem de “poder consultar o perfil dos diplomados para que exista uma maior eficácia no recrutamento dos recursos humanos que pretendam”. Relativamente às ofertas de emprego, Paulo Costeira, destaca que existe um envolvimento direto com as Unidades Orgânicas do IPV “que permite uma maior adequação procura/oferta”.

Segundo os dados fornecidos pelo IPV o Serviço de Inserção na Vida Ativa tem tido sucesso “com algumas empresas a contratarem jovens inscritos no SIVA”. O vice-presidente do IPV deixa ainda um “desafio” para que as empresas se inscrevam no programa, “porque existem relatos de grande satisfação com a contratação de diplomados do Politécnico de Viseu”.

A elevada taxa de desemprego jovem é um problema que se tem vindo a arrastar ao longo dos anos em Portugal. Em 2020, 22,6 % dos desempregados registados estão na faixa etária entre os 15 e os 24 anos.