RUC comemora 35 anos a “mostrar o que as outras não mostram”

A Rádio Universidade de Coimbra, mais conhecida por RUC, é uma rádio – escola que transmite em FM desde março de 1986. Está, por isso, este ano, a comemorar 35 anos. Encontra-se sediada no edifício da Associação Académica de Coimbra e conta com voluntários que são, na sua maioria, estudantes.

Reportagem de Ana Sofia Simão

Fausto da Silva, professor de Matemática e um dos sócios e fundadores mais antigos da RUC, acompanhou o processo da evolução da rádio. Em 1982/1983 a RUC tinha o nome de “Centro Experimental de Rádio da Associação Académica de Coimbra” e eram feitas “emissões para as cantinas universitárias”, ainda como uma rádio pirata.

Coimbra teve direito a três frequências, para as quais se candidataram oito entidades. A RUC participou como uma rádio local e estudantil e conseguiu ficar em terceiro lugar, obtendo a última frequência – 107,9 FM.

O fundador mais antigo desta rádio refere que o que distingue a RUC das outras rádios é que primeiro denota “uma certa liberdade”. “Depois a música que nós aqui divulgamos que, mais do que ser diferente, é a maneira de mostrar coisas que as outras pessoas não mostram, porque nós acreditamos que essas coisas também têm direito a serem mostradas”, conta Fausto da Silva.

Para ficar a conhecer melhor a história da RUC, pode ouvir a reportagem-áudio que juntamos a este texto.

A RUC emite 24 horas por dia e tem uma grelha de programação formada inteiramente por programas de autor, na qual os locutores possuem total liberdade criativa para a escolha do conteúdo para a sua emissão. Para além dos seus programas de rádio, onde se inclui “Santos da Casa”, um dos programas mais antigos da RUC, existe uma forte componente de formação, na qual Fausto da Silva é também formador. O Professor-fundador explica que a relação entre os sócios mais antigos e os recém-chegados pode ser muito enriquecedora, mas depende de cada um. “Nós tentamos colocá-los à vontade, para interagirem entre os formandos e com as pessoas que já fazem parte da rádio”, explica.

Ao longo de todos estes anos de experiência, Fausto da Silva acabou por influenciar novas gerações de radialistas. Pedro Fróis, estudante de Matemática na Universidade de Coimbra e formando da RUC, é um desses exemplos.  “Temos aqui o programa “Santos da Casa”, que é feito pelos sócios mais antigos e é um dos programas que tento sempre acompanhar e ouvir para poder aprender”, conta.

Embora as restrições devido à covid-19 impossibilitem que a formação da RUC seja totalmente presencial, Pedro Fróis explica como tem sido a sua adaptação a esta nova realidade. “Este ano devido à pandemia foi mais curto, acabou por grande parte do curso ser feito através da internet, portanto acabo por ouvir quem tem mais experiência para melhorar”, explica.

A RUC está no ar desde 1982. No entanto, só quatro anos mais tarde conseguiu legalizar a rádio, estabelecendo-se como uma rádio local, obtendo a frequência 107.9 FM, na qual ainda emite. A rádio pode ser ouvida no concelho de Coimbra e via internet, através do seu novo site (https://www.ruc.pt/). Enquanto rádio escola dá formação anualmente em três vertentes: Informação, Locução/Realização, Técnica de Radiodifusão.