Concurso de Artes Plásticas regressa a Gouveia

Por Ana Catarina Figueiredo

O município de Gouveia está a promover a 9ª edição do prémio Abel Manta de Pintura 2021, que pretende valorizar as artes plásticas, assim como os seus artistas. As candidaturas encontram-se abertas até ao final do mês de abril. O trabalho premiado irá receber um prémio no valor de 5.000 €.

As obras de arte a concorrer ao prémio Abel Manta de Pintura 2021 deverão ser entregues entre os dias 22 de março e 30 de abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia. O concurso destina-se a artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

A obra premiada será anunciada no dia 18 de maio, aquando se celebra o dia internacional dos Museus. A inauguração da exposição com as obras premiadas e selecionadas deverá ocorrer a 6 de agosto, data em que se realizará uma sessão pública de distinção do artista vencedor.

Além disto, o trabalho vencedor irá receber um prémio no valor de 5.000 €, podendo também ser atribuídos Diplomas de Menção Honrosa e todos os participantes serão contemplados com diplomas de participação.

O Prémio Abel Manta de Pintura foi instituído pelo Município de Gouveia no ano de 2007, no 25.º aniversário da morte do Pintor Abel Manta. Este prémio, pretende duas coisas: primeiro, dar a conhecer os artistas plásticos nacionais, proporcionando uma apresentação pública dos seus trabalhos e segundo, valorizar as artes plásticas como elemento-chave da programação cultural do município.

O regulamento do prémio pode ser consultado site da Câmara Municipal de Gouveia em www.cm-gouveia.pt. Para mais esclarecimentos, contactar o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, através do número: 238 493 648 ou pelo endereço eletrónico museu@cm-gouveia.pt.

a