Quinta do Monte Travesso conquista Bruxelas com vinho de “ouro”

A Quinta Monte Travesso, situada no concelho de Tabuaço, conquistou a medalha de ouro, com o Vinho Reserva Tinto 2018, no concurso mundial de Bruxelas, um evento que premeia os melhores vinhos a nível mundial.

Reportagem de Luciana Soares

Uma produção pequena, mas com qualidade é o lema de quem trabalha nestes vinhedos. Salete Cardoso é quem há 20 anos cuida das vinhas, conhece-as como a palma da sua mão e sabe todos os cuidados necessários para que haja uma boa produção. Tudo começa com a poda e as grandes dificuldade vêm com a rebentação, quando é preciso assegurar que o “pedrolho não rói o pâmpano”, um “bichinho” que rói a rebentação da videira, como conta na reportagem áudio que anexamos a este texto.

José Nápoles é dono e produtor e a sua experiência de mais de 50 anos dá-lhe a sabedoria necessária para saber de cor as castas selecionadas para cada vinho, passando pelo “sousão, tinto cão e touriga nacional”. O vinho Reserva é sempre mais delicado, requer outros cuidados e “passa por uma fase diferente dos outros vinhos”, conta que com o reserva as uvas são mais selecionadas. “As parcelas estão com as uvas separadas e é mais fácil fazermos depois a mistura pretendida”, acrescenta.

José Nápoles, na reportagem áudio, conta todo o processo de produção do vinho, desde que entra no lagar, passando pela fase de produção e de estágio, até ao momento em que é engarrafado.

O Enoturismo alia a cultura do vinho com o turismo. Edna Soares é a guia turística da propriedade e também a responsável pelo enoturismo. Foi quem fez a candidatura e afirma que é “bastante complicado, porque é um processo muito longo”, sendo necessário “enviar todos os dados referentes ao vinho”.

A Covid-19 afetou de forma intensa o setor turístico e só “nos meses de verão” é que houve alguns turistas que procuravam “azeites e vinhos tintos”. Apesar da quebra na venda dos vinhos o mercado brasileiro foi o principal mercado de vendas da Quinta do Monte Travesso. No áudio da reportagem pode ficar a par das vendas, sobretudo das exportações, da Quinta Monte Travesso.

Com o brindar da vitória de Portugal e do vinho português a ambição e o desejo de mais medalhas são a sede de quem ali trabalha.

a