Jardim Municipal de Castro Daire vai ser requalificado

O Jardim Municipal de Castro Daire é um espaço central na vila e cuja última requalificação aconteceu há cerca de 40 anos, tendo sofrido poucas alterações desde então. Mas, os tempos que se vivem exigem um espaço diferente, um espaço moderno e cada vez mais ao serviço da comunidade.

Perante a sua relevância e dada a necessidade da sua requalificação, a Câmara Municipal de Castro Daire vai avançar, a curto prazo, com um conjunto de intervenções que visam melhorar as condições existentes, valorizando o centro da vila e aumentando a sua atratividade e a competitividade regional.

As intervenções previstas de carácter permanente pretendem tornar o jardim acessível em todo o seu redor com a promoção da acessibilidade para todos, garantindo um acolhimento inclusivo.

Este investimento enquadra-se, também, na grande aposta que o Município de Castro Daire está a efetuar no setor do Turismo, como o ponto central de uma aposta integrada da oferta turística que está a ser criada. Irá contemplar um espaço de acolhimento/informação/promoção turística, o “Welcome Center”. O Jardim Municipal será local de convívio, mas também um cartão de visita, a porta de entrada para acolher os turistas que o visitem.

“Esta infraestrutura moderna, bonita, acolhedora e contemporânea ajudará a marcar Castro Daire como um destino apelativo e atrativo para os turistas. O Jardim será complementado com um elemento decorativo singular, uma fonte luminosa, com o formato do mapa do concelho, e contará com a identificação das antigas vinte e duas freguesias do concelho em repuxos (géiser) de água no mesmo”, afirma o município em comunicado.

Será um espaço que contará, ainda, com uma aposta nas novas tecnologias. Os degraus da imponente escadaria que irá envolver o Jardim Municipal serão iluminados com tecnologia LED. A definição de um espaço claro para dinamização cultural, complementado com o acesso à internet (WiFi free) pretende atrair cada vez mais pessoas.

“Surgirá ainda o nome da vila, em letras gigantes, aplicado estrategicamente por forma a que as pessoas possam tirar selfies e levar Castro Daire, orgulhosamente, cada vez mais longe”, rematam os responsáveis.

a