O ouro é o objetivo

A equipa de futebol do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), vice-campeã nacional universitária, vai disputar em Coimbra, entre o dia 1 e o dia 5 de Maio de 2017, o Campeonato Nacional Universitário (CNU).

O CNU é uma competição anual, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), onde as instituições universitárias têm a possibilidade, nos mais variados desportos, de se tornarem campeãs nacionais e posteriormente representar o país no campeonato europeu. Para disputarem o CNU as instituições universitárias têm de garantir a qualificação através dos torneios académicos (TA), também eles organizados pela FADU.

O IPV estará representado na modalidade de futebol, depois de uma fase de qualificação quase irrepreensível, como o primeiro lugar do grupo indica. Tendo enfrentado adversários como AAUE (Évora), IPSantarém, AAUTAD (Vila Real), AAUM (Braga), AAUBI (Covilhã), AAUALG (Algarve), IPG (Guarda) e IPLeiria, a equipa da cidade de viriato alcançou os 15 pontos, fruto de quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota.

José Henrique, treinador da equipa do IPV, assume o rejubilo pelo feito alcançado pela sua equipa, enaltecendo o desempenho dos seus jogadores, “pois quando todos lutam pelo mesmo tudo se torna mais fácil e todos os jogadores foram sensacionais nestes oito jogos de apuramento”. Nas palavras do treinador, este feito alcança um patamar ainda mais elevado visto que “não é fácil um instituto pequeno lutar contra os tubarões”.

Neste sentido, o timoneiro do IPV foi bastante crítico para com a arbitragem, acusando-os de “dualidade de critérios” em desfavor da sua equipa, e a sua expulsão e consequente suspensão de três jogos não pode ser dissociada destas críticas. Nestes três jogos foi Guilherme Gil, ex-jogador e atual diretor da equipa, a assumir as rédeas da mesma, que deu uma ajuda preciosa de acordo com José Henrique. Ana Pinto, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (AEESTGV), foi também elogiada pelo técnico, “tendo proporcionado todas as condições aos atletas, não deixando que faltasse nada”.

Ana Pinto, orgulhosa pela equipa do IPV ter alcançado o objetivo, fez questão de agradecer “a todos aqueles que apoiam 100% a equipa porque não tenho dúvida que os atletas são motivo de muito de orgulho para o IPV, eles fazem muitos sacrifícios para manter nome da instituição em alta”. Os treinadores José Henrique e Vítor Cabido, o presidente do IPV, Fernando Sebastião, Paulo Mendes, o presidente do Penalva do Castelo, o presidente do clube de Aguiar da Beira, o presidente da Gente da Nave Alvite e o presidente do Sport Lisboa e Nelas, também mereceram uma palavra de apreço por parte da presidente da AEESTGV, associação responsável pelo desporto de todo o IPV.

Depois da dolorosa derrota no prolongamento da final do ano passado, diante da AAUM, a equipa do IPV vai lutar para atingir o patamar mais alto do desporto universitário, igualando um feito já alcançado por duas vezes, a última das quais em 2011.

Texto e foto: João Carvalho