ESEV prepara a primeira edição de “Mini-Olimpíadas” de Ciência

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) desenvolveu um estudo piloto com o objetivo de implementar, pela primeira vez no país, a realização de “Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência”, no âmbito de Estudo do Meio, para os alunos do 1º Ciclo.

por Mariana Ferreira

Este projeto, que já envolve cerca de 200 professores do 1º Ciclo do distrito de Viseu, inicia amanhã, dia 30 de janeiro, um curso de formação “Recursos científicos e didáticos para a Educação em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico” que contará com a participação de 30 docentes.

Estas Mini-Olimpíadas, inéditas em Portugal, coordenadas pela ESEV e com a colaboração de docentes de todas as escolas superiores do Politécnico de Viseu vão decorrer em junho de 2021.

Os grandes objetivos deste projeto são promover a literacia científica junto dos mais jovens, alunos do 1º ciclo, entre os 6 e os 10 anos, e colaborar na formação científica contínua dos professores, partilhando conhecimento. Como referido em comunicado “pretende-se, através do potencial das Olimpíadas, divulgar a ciência, motivar alunos para as áreas científicas, estimular novas aprendizagens, ajudar a aplicar novas metodologias em contexto escolar e identificar problemas na Educação em Ciências”.

O curso de formação é composto por seis sessões, num total de 25 horas. A primeira sessão, será subordinada à temática da “Educação Ambiental” e terá como convidados José Xavier, professor da Universidade de Coimbra e um dos maiores investigadores internacionais de ciência polar, Sofia Lucas, diretora do Departamento Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, e Adriana Galveias e Filipe Carmo, gestores de projetos da Unidade de Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento.

As restantes sessões temáticas, com a duração de 4 horas cada, serão: Astronomia (6 de fevereiro), Terra/Água/Ar (13 de fevereiro), Eletroestática e Eletromagnetismo (20 de fevereiro) e Corpo Humano (27 de fevereiro). O curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação, encerrará no dia 13 de março, com a sessão de avaliação final dos formandos.