Sapadores Florestais de Dão Lafões realizam silvicultura preventiva

Um total de 233,42 hectares foram intervencionados em ações de silvicultura preventiva pelas Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, durante o ano de 2020.

por Mariana Ferreira

A CIM refere, em comunicado, que “no âmbito destas ações, foram intervencionados ao nível do serviço público 130,82 hectares, inseridos nas faixas de gestão de combustível de rede primária, distribuídos pelos perímetros florestais de São Salvador, Serra de Leomil, São Miguel e São Lourenço, Seixo e Faixo”. Os 102,6 hectares que restam referem-se a ações de silvicultura realizadas nas faixas de gestão de combustível da Rede Viária e em redor de zonas industriais.

Estes trabalhos visam contribuir para a diminuição da carga de combustível, tornando o território mais resistente a incêndios rurais e ainda facilitar o acesso de veículos de combate a incêndios rurais. 

Ao mesmo tempo, durante os meses de verão, as Brigadas de Sapadores Florestais desenvolveram “ações de vigilância, apoio ao combate e rescaldo, no âmbito da deteção e supressão de incêndios Florestais num total de 53 dias, merecendo destaque as ações de apoio ao combate e ataque ampliado desenvolvidas no incêndio rural de Cujó (Castro Daire) e no incêndio florestal do Lindoso (Parque Nacional Peneda Gerês), entre outros” acrescenta a CIM.

As Brigadas de Sapadores Florestais da CIM Viseu Dão Lafões, são constituídas por 21 elementos e 6 viaturas, tendo bases em Castro Daire e Sátão. 

a