“Aquele batom muito vermelho”. Comentário de André Ventura desencadeia #VermelhoemBelem

Aquando da campanha para as presidenciais de 2021, o líder do Chega e candidato a Presidente da República, expressa comentários insultuosos sobre os restantes candidatos à presidência – levando à criação do movimento #VermelhoemBelem.

Por Sofia Pereira

Após o comentário de André Ventura dizendo a Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda, “não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom muito vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”, desencadeou-se pelo país o movimento #VermelhoemBelem.

Após o sucedido, André Ventura partilhou ainda no Twitter a seguinte frase: “A sair para Chaves em mais um dia de campanha. Não tenho batom vermelho, mas um anti-olheiras dava jeito!”

Marisa Matias, falando do candidato do Chega, explicou à imprensa que “o insulto que esse senhor fez às mulheres não diz nada sobre as mulheres, mas diz tudo sobre esse senhor”.

Entre homens e mulheres, foram várias as figuras públicas que partilharam nas redes sociais a sua participação no movimento. Entre os demais, temos Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa, também candidatos à presidência.

Também José Condessa, Rui Maria Pêgo, Rita Ferro Rodrigues, Inês Herédia, entre outros, mostraram o seu desagrado com os comentários de André Ventura, expressando até “Sou muito mau a pôr batom, mas sou muito bom a votar. Dia 24, lá estaremos.”

a