Atleta japonês renova com Yokohama aos 53 anos

Futebolista japonês Kazuyoshi Miura garante que o amor e a vontade de jogar futebol “não pararam de crescer”.

Por Marta Lourenço

O atleta Kazuyoshi Miura renovou com Yokohama FC por mais uma época e aos 53 anos prepara-se para disputar a 36.ª temporada como profissional, segundo o clube nipónico num anunciado feito nesta segunda-feira. Kazu, neste momento, é o atleta mais velho em atividade no mundo do futebol.

Kazuyoshi Miura iniciou carreira no futebol brasileiro, na Juventus-SP em 1982. Posteriormente, ainda no Brasil, jogou por Santos, Palmeiras, Coritiba e CRB. Está no Yokohama FC desde 2005 e é uma figura marcante no futebol do Japão e bate regularmente recordes relacionados à idade.

Em 2017 tornou-se o jogador com mais idade em campo a marcar e superou a lenda inglesa Stanley Matthews, vencedor da Bola de Ouro em 1956.

Foi em setembro de 2020 que se tornou o jogador mais velho a começar um jogo da primeira divisão e não pretende pendurar as chuteiras antes de completar 60 anos.

Na temporada passada, “senti a alegria de jogar futebol em um momento em que o mundo enfrentava uma situação difícil devido ao novo coronavírus”, alega num comunicado.

“Pessoalmente, não foi uma época satisfatória, mas a minha ambição e entusiasmo pelo futebol aumentam”, acrescenta. “Vou trabalhar duro todos os dias, com o objetivo de contribuir para a vitória do time nesta temporada, disputando o máximo de jogos possível”, afirma o atleta nascido em Shizuoka.

a