Autarquia viseense revela plano de ação “Viseu Cidade-Jardim 2021”

Depois de “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018”, “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação”, Viseu reelege em 2021 o seu património natural e cultural e os seus valores naturais e de qualidade de vida urbana. O plano de ação é revelado hoje no Solar dos Peixotos, pelas 12h00.

A sessão conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, e do vereador da Cultura, Património e Marketing Territorial, Jorge Sobrado, que irão apresentar as cerca de três dezenas de ações já definidas. Um dos grandes objetivos da programação é centrar Viseu no grande debate da atualidade e do pensamento contemporâneo – a sustentabilidade, a salvaguarda dos recursos naturais, as alterações climáticas, e promover uma maior coerência e integração das agendas temáticas locais.

O plano de ação dá corpo a um conjunto robusto de ações em áreas de atuação muito distintas – como Ambiente, Cultura, Património e Reabilitação Urbana, Mobilidade, Educação, Desporto, Turismo e Marketing Territorial – que constituem compromissos do Município em prol do fomento da qualidade de vida de quem vive em Viseu e de quem visita e investe no território.

Importa salientar que “Viseu Cidade-Jardim 2021”, para além de ser um estímulo estruturado à retoma da procura turística – atividade estruturante na economia local –toma como pressuposto que a construção de um “destino sustentável e de excelência” tem por base fundamental e indispensável a salvaguarda e valorização dos valores territoriais e a qualificação das condições de vida da população.

a