Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” em formato digital bateu recordes de participação

A edição de 2020 do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu em formato exclusivamente online, constituiu um enorme sucesso, sendo a mais participada de sempre e a que envolveu um maior número de oradores, entre ministros, autarcas, empresários, consultores e outras individualidades.

O Fórum “Vê Portugal” é uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos, desde 2014, junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno. A sétima edição do evento deveria ter decorrido nas Caldas da Rainha, em maio, mas a pandemia de covid-19 obrigou a que fosse adiada para 2021, na mesma cidade.

Em alternativa, o Turismo Centro de Portugal desenvolveu durante um ano uma série de videoconferências temáticas – ou webinars – orientadas para um tema específico, a que chamou “Vê Portugal ON”, e para as quais convidou reputados especialistas em várias áreas. Este “Vê Portugal ON” digital, que começou a 14 de abril, procurou esclarecer empresários e cidadãos comuns sobre os efeitos da pandemia no setor do turismo e dos eventos.

No decorrer de cada sessão, os participantes tiveram a oportunidade de colocar as questões mais pertinentes aos oradores. A plataforma utilizada foi o Zoom e os vídeos ficaram disponíveis nas páginas de Facebook e YouTube do Turismo Centro de Portugal.

O resultado da iniciativa superou as expetativas. Esta edição do “Vê Portugal” foi a mais participada de sempre, a que juntou o maior número de oradores e a que durou mais tempo. No total, foram realizadas 15 sessões dos webinars “Vê Portugal ON”, com uma duração total de 24 horas, 30 minutos e 21 segundos. Os oradores e palestrantes convidados ascenderam aos 33. Cerca de 4.000 pessoas seguiram atentamente as videoconferências através do Zoom e 75.706 visualizaram os vídeos no Facebook e YouTube.

“O Vê Portugal ON foi uma forma que encontrámos de ir ao encontro dos empresários do setor do turismo, na primeira fase da pandemia. Foi uma época aflitiva para todos, em que havia muitas perguntas por parte dos agentes do setor. Com este formato, conseguimos chegar a muitos e esclarecemos as dúvidas mais prementes. Considero que foi uma iniciativa vencedora, que pretendemos continuar no próximo ano, mesmo depois de vencida esta crise pandémica. Tal não invalida, antes complementa, a sétima edição presencial do Vê Portugal, que irá decorrer nas Caldas da Rainha”

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

As 15 sessões do “Vê Portugal ON”, estão disponíveis em http://bit.ly/3rfscAJ.

a