Perfil. Joe Biden: “O medo não constrói o futuro – é a esperança que o faz”

Em Novembro de 2020, Joe Biden foi eleito o Presidente do EUA, derrotando Donald Trump. Em Agosto do mesmo ano, selecionou Kamala Harris como seu braço-direito, tornando-a a primeira mulher afro-americana com uma participação preeminente na política nacional. Durante a sua campanha, em Setembro, dois meses antes da sua eleição, num dos seus discursos, Joe Biden afirma que “o medo não constrói o futuro – é a esperança que o faz”, prometendo aprimorar o seu país.

Por Simão Almeida

Joseph Robinette Biden nasceu a 20 de Novembro de 1942, em Scranton, Pensilvânia, EUA. Em 1965, concluiu o Bacharelato em Direito na Universidade de Delaware. Posteriormente, trabalhou como advogado, mas rapidamente se dedicou à Política, no Conselho do Estado de New Castle, entre 1970 e 1972. Joe Biden foi o quinto Senador mais novo da história política americana, ao ser eleito com 29 anos, e foi o Senador do Delaware durante o maior período de tempo da história, ao ser reeleito seis vezes. Foi, ainda, professor de Direito, na Widener University School of Law, em Delaware.

Como Senador, Joe Biden focou-se nas relações internacionais, na justiça e nas legislações concernentes às drogas. Foi um dos elementos manifestadores dos problemas inerentes aos conflitos de Kosovo, no final da década de 90. Aquando da Guerra do Iraque, propôs uma planificação de pacificidade e união. Joe Biden foi também um membro da International Narcotics Control Caucus, e foi responsável pela génese do cargo de “Drug Czar”, destinado ao controlo e supervisão das legislações nacionais de controlo do tráfico de droga.

Joe Biden foi o 47º Vice-Presidente dos EUA, ao lado de Barack Obama. O vínculo com Barack Obama sempre foi evidente, e tornou-se mensurável em 2017, quando Joe Biden foi congratulado e distinto com uma Medal Of Freedom. Barack Obama referia-se a Joe Biden como “o seu irmão”.

Na vida de Joe Biden, a fundação de uma família começou cedo. Em 1966, casou-se com Neilia Hunter, com a qual teve três filhos. Esta união teve um desfecho traumático, quando, em 1972, um acidente de viação vitimou fatalmente a sua mulher e a sua filha, e provocou lesões graves nos seus dois filhos. Em 1977, casou-se com Jill Jacobs, e, mais tarde, tiveram uma filha. Em 2015, o seu filho mais velho faleceu, devido a um cancro cerebral.