Perfil. Mohammed Maktoum – o emir do Dubai

Luxos, mulheres, polémicas e poder, Mohammed Maktoum o homem que não olha a meios para atingir os fins. Mas afinal quem é Mohammed Maktoum?

Por Juliana Santos

Mohammed Bin Rashid Al Maktoum nasceu a 15 de julho de 1949, nos Emirados Árabes Unidos. Em 1995 entrou na Al Ahmedia School, aos dez anos foi para a Al Shaab School, posteriormente para a Dubai Secondary School e em 1966 foi para Londres onde frequentou a Bell Educational Trust.

O atual primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos tem um enorme gosto por equitação e uma grande coleção de carros de luxo, tendo sido a sua fortuna avaliada em 4 bilhões de euros em 2019.

Responsável pelo enorme crescimento do Dubai, lançou várias grandes empresas como a Emirates Airline e ainda conduziu a construção do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa. Em jovem foi ministro da defesa e também chefe da força policial do Dubai. Um homem com um vínculo forte na política que doou vários milhões em ajuda à Palestina, ao Afeganistão e na construção de mesquitas na Holanda.

Mohammed Maktoum tem cinco esposas e duas ex-esposas, tendo já mais de 20 filhos. Em 2004 casa com a sua sexta esposa, a princesa Haya da Jordânia com quem teve dois filhos. Mas como nem tudo é um mar de rosas, repleto de luxo e poder, vários meios de comunicação declaram que em 2019 a princesa terá pedido asilo em Londres, para onde foi viver com os seus filhos numa mansão perto do palácio de Kensington e terá pedido a o divórcio e a guarda dos filhos. “Traição e traidora” foi o poema que o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos terá escrito na sua página de instagram como uma forma de reação aos acontecimentos.

Como se não bastasse um divórcio, a sua primeira esposa Randa Bin Mohammed Al Banna com quem casou em 1977, divorcia-se de Mohammed poucos anos depois e acusa-o de maus tratos, retratando-o como um homem teimoso e difícil. Randa foi expulsa do Dubai, enviada para Beirute e proibida pelo ex-marido de ver a filha Manal.

Latifa e Shamsa, as filhas do chefe do Dubai que tentaram diversas vezes fugir do país e segundo a Human Rights Watch, foram detidas a mando do pai e torturadas, violando quaisquer tipos de direitos humanos.

A reputação de Mohammed Maktoum é acabada quando em março de 2020, apesar de ter sido pedido segredo de justiça para evitar todo o tipo de detalhes, é culpado pelo tribunal de família de Londres pelos crimes de sequestro das duas filhas e por ter intimidado constantemente a princesa Haya.

O seu filho mais velho divulgou um vídeo recente do pai sendo carinhoso com os netos e aqui entra a dúvida, levando-nos a questionar se o emir do Dubai é uma pessoa carinhosa ou com falta de escrúpulos por todas as situações que gerou.