Kamala Harris: a primeira mulher de muitas conquistas

Kamala Harris foi a primeira mulher procuradora geral da Califórnia, a primeira mulher indiana senadora dos Estados Unidos e a conquista mais recente, a primeira asiático-americana a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos. Conheça a cara de muitos movimentos políticos e sociais.

Por Vanda Marques

A mãe é indiana e o pai jamaicano, Kamala Harris nasceu a 20 de outubro de 1964 em Oakland, na Califórnia. Talvez foi através da convivência com os seus pais e de líderes como Constance Baker Motley e Thurgood Marshall que adquiriu uma visão afincada daquilo que devem ser os direitos civis. Estudou em Washington D.C. na Universidade de Howard onde se formou em ciências políticas e económicas.

Desde os seus primeiros passos como procuradora Distrital adjunta em Oakland (1990-1998), a futura vice-presidente dos Estados Unidas era vista como uma mulher convicta e dura no seu trabalho, onde processava casos de abuso sexual, tráfico de drogas e violência entre gangues.

O percurso de Kamala Harris levou-a ser eleita procuradora-geral da Califórnia em 2010. Ganhou popularidade com o desempenho das suas funções, nomeadamente pela sua independência política. A ex procuradora-geral foi uma das figuras que legislou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, com a recusa da sua proibição.

Em 2017, Kamala Harris foi alvo de críticas pelo seu estilo rígido. Ao serviço do Comité Seleto de Inteligência e Judiciário, interrogou testemunhas durante as audiências, tendo sido interrompida ocasionalmente pelos senadores republicanos.

Joe Biden foi um dos candidatos para as presidenciais de 2020 na América. Kamala Harris concorreu ao seu lado como vice-presidente e venceram. Ela foi uma peça preponderante na corrida de Joe Biden, visto que arrecadou uma parcela de votos da população negra americana. Fez história ao tornar-se na primeira mulher asiático- americana a ocupar o cargo. No seu discurso de vitória mencionou a chegada da sua mãe aos Estados Unidos, afirmou que pensou nela e “nas gerações de mulheres negras, asiáticas, brancas, latinas e indígenas que, ao longo da História da nação, pavimentaram o caminho para o país naquela noite.” A tomada de posse do novo título vai decorrer a 20 de janeiro.

A futura vice-presidente americana é uma mulher de ideias vincadas, que espera vingar na politica e sociedade americana. A justiça racial é um assunto presente na sua agenda. Principalmente, numa época de injustiça racial com a morte do afro-americano George Floyd, Kamala Harris afirma que na América existem “dois sistemas de justiça”, para os americanos negros e brancos.

a