Turismo Centro de Portugal apresenta processo de certificação do Caminho Português de Santiago

O Turismo Centro de Portugal assinou o protocolo de cooperação, com 20 municípios da região centro, a fim de acelerar a certificação e a dinamização do Caminho Português de Santiago

Por Márcia Correia

O protocolo foi assinado, no Centro de Artes de Águeda, por 12 municípios da zona centro atravessados pelo Caminho Central, de sul para norte: Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha.

Na região por onde passa a Via Portugal Nascente, o protocolo foi assinado por oito municípios, na Casa das Artes e da Cultura do Tejo, de sul para norte: Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Trancoso.

O documento assinado estipula que o Turismo Centro de Portugal é a entidade gestora do Caminho Português de Santiago, ao longo do território da Região Centro.

Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, “o Caminho Português de Santiago representa uma fatia importante do número de peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela, tendo sido o segundo mais usado no último Jubileu. Este é um caminho para todos.”

O presidente realça a importância e o potencial de atratividade turística do Caminho Português de Santiago, “40% das pessoas que fazem o Caminho de Santiago têm motivação religiosa e 49% têm motivação cultural ou outra.”

Em maio de 2016, os Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela foram inscritos na lista Indicativa de Portugal a Património Mundial UNESCO. Para que os Caminhos consigam uma classificação, é necessária a certificação dos mesmos.

a