“São Jorge” exibido em Viseu

O realizador Marco Martins esteve no Cine Clube de Viseu, no dia 24 de Março, por ocasião da estreia do seu novo filme, “São Jorge”, que tem Nuno Lopes como ator principal.

A sessão começou às 21h30 com a exibição desta que é a terceira longa metragem do cineasta, seguida de uma troca de ideias entre Marco Martins e o público presente. O realizador explicou que “o filme foi feito para levantar questões e criar debate, é um filme social, com um tema social, no cinema é algo novo”. Este trabalho teve um processo de criação de cinco anos. Marco Martins lembrou que em 2011 pensou em fazer um filme histórico, que retratasse o período de intervenção da Troika em Portugal, os efeitos e as consequências da crise, no exato momento em que isso aconteceu.

Neste filme, Nuno Lopes interpreta o papel de Jorge, um pugilista desempregado que tenta a todo o custo encontrar formas de garantir o sustento da mulher e do filho. Quando ela, emigrante brasileira, decide fugir da crise financeira que se instalou em Portugal e regressar ao seu país, Jorge fica sem saber o que fazer. Como último recurso, aceita um trabalho numa empresa de cobrança de dívidas. Usando o seu corpo treinado para a luta corpo a corpo, passa a intimidar pessoas que, tal como ele, se encontram numa situação desesperada. De um momento para o outro, vê-se atravessar a fronteira da moralidade e a entrar num mundo de criminalidade gerada pela pobreza e pela falta de alternativas.

Com este trabalho, os portugueses Marco Martins e Nuno Lopes venceram os prémios de melhor realizador e melhor ator, respetivamente, no primeiro Festival Internacional de Cinema de Macau realizado em dezembro de 2016. Nuno Lopes já tinha sido distinguido com o Prémio Orizzonti para melhor ator no Festival de Veneza, em setembro do mesmo ano.

Texto: César Silva

Imagem: Filme São Jorge Oficial

a