Rui Rio: o político austero e calculista

O político austero e calculista, como lhe constumam chamar, é atualmente Presidente do PSD (Partido Social Democrata), mas o interesse pelo economista e político português na política, e no PSD, surgiu desde cedo. Afinal, quem é Rui Rio?

Por Mónica Cardoso

O político e economista portuense Rui Fernando da Silva Rio, nascido a 6 de agosto de 1957, começou a ganhar destaque na política nacional entre 2001 e 2013, como presidente da autarquia portuense.

Licenciado em Economia na Universidade do Porto, Rui Rio teve o seu primeiro papel na política em 1981 com a adesão à Juventude Social Democrata (JSD), e em 1982 e 1984, como vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD.

Mas foi na década de 90, que começou a ter uma ocupação mais importante na política nacional, com a eleição em 1991, como deputado à Assembleia da República, durante 10 anos. Ainda nesse decénio, entre 1996 e 1997, foi secretário geral do PSD.

Em 2001, Rui Rio conseguiu chegar a presidência da Câmara Municipal do Porto (CMP), na qual começou a ganhar mais notoriedade e visibilidade no campo político. Exerceu os três mandatos consecutivos na CMP, sempre associado com o partido CSD-Partido Popular, até ao ano de 2013, e também foi vice-presidente do PSD entre 2002 e 2005, com Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, e entre 2008 e 2011, com Manuela Ferreira Leite.

Nesta altura Rui Rio deixava bem claro várias vezes a possibilidade de se candidatar à liderança no partido PSD, ao deixar a presidência da CMP. No entanto nunca se concretizou, devido ao cumprimento dos mandatos.

Também em 2016, enquanto secretário-geral do PSD, ainda se falou na eventual candidatura às presidenciais, mas não foi posta em prática, uma vez que, foi um ano de grandes conflitos internos para o lado do político e economista português, devido ao processo de refiliação de militantes que implementou, e que até hoje, esse sentimento descrença em Rui Rio se faz sentir no aparelho do partido.

No ano a seguir, a 11 de outubro, Rui Rio candidata-se finalmente à presidência do PSD, na qual sai vencedor em 2018, nas eleições diretas contra Santana Lopes, com 53% dos votos.

Rui Rio é deputado à Assembleia da República e Conselheiro de Estado desde 2019 e em 2020 voltou a vencer a candidatura a presidente do PSD no início do ano.

a