Perfil: Emmanuel Macron, o Presidente francês que toca piano

Filho de Jean-Michel Macron e Françoise Macron-Noguès, e irmão mais velho de Laurent e Estelle, o atual Presidente da França, de 1,75m e 73Kg, nasceu dia 27 de dezembro de 1977, em Amiens, no norte de França.

Por Jéssica Coutinho

O atual Presidente da França é pianista, tendo estudado piano durante dez anos na sua juventude. Para além disto, também esquia, joga ténis, gosta de boxe e é fã de futebol, torcendo pelo clube francês Olympique de Marseille. Para além do francês nativo é, ainda, fluente a inglês.

Criado numa família não religiosa, foi batizado como católico romano, a seu próprio pedido, aos 12 anos, embora atualmente se considere agnóstico.

Aos 16 anos, Emmanuel Macron foi enviado da escola jesuíta de Amiens para o Lycée Henri-IV, em Paris, para acabar o ensino secundário. Segundo algumas biografias, esta mudança deu-se devido à vontade dos pais de o separar da sua professora de francês, latim e literatura, por quem ele se tinha apaixonado.

Mais tarde, e não tendo sido aprovado nas provas de admissão da Escola Normal Superior de Paris, o Presidente francês matriculou-se na Universidade de Paris X – Nanterre, onde recebeu um Diploma de Estudos Avançados na área da filosofia.

Dando continuidade aos seus estudos, Emmanuel Macron obteve um mestrado em políticas públicas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, enquanto era assistente do filósofo Paul Ricoeur. Em 2002, foi admitido na Escola Nacional de Administração, graduando-se em 2004.

A sua carreira profissional começou nesse ano, com o cargo de inspetor financeiro do Ministério da Economia da França. Já em 2010, Macron foi banqueiro tendo se tornado sócio do Rothschild & Cie Banque. No entanto este período foi curto pois em 2012, o atual Presidente francês conduziu uma das maiores negociações do ano, a aquisição de uma filial da Pfizer pela Nestlé, o que fez com que se tornasse num milionário. Ainda nesse ano, Emmanuel Macron tomou o cargo oferecido por François Hollande, Presidente da França nesse ano, de Secretário-geral adjunto da Presidência da República. Em 2014 foi Ministro da Economia para mais tarde, em 2017, se candidatar à Presidência da República, onde venceu contra com 66,10% dos votos, derrotando a candidata de extrema-direita Marine Le Pen e tornando-se no Presidente mais jovem na história da França.

Emmanuel Macron não desistiu do seu amor de adolescência e em 2007 casou com Brigitte Trogneux, a professora do colégio de Amiens que é 24 anos mais velha que ele. O casal permanece junto até aos dias de hoje e vivem com os 3 filhos do anterior casamento de Brigitte Trogneux.