Município de Castro Daire cria escola de natação adaptada

O dia 3 de dezembro é marcado pela comemoração do Dia Internacional das pessoas com Deficiência. O Município de Castro Daire assinalou este dia anunciando a criação da Escola Municipal de Natação Adaptada que contará com a colaboração estratégica da Federação Portuguesa de Natação (FPN), da Associação de Natação Centro Norte de Portugal (ANCNP) e do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, através da implementação do projeto Natação Adaptada para Populações Especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir.

“É com regozijo que a autarquia vê concretizado este objetivo de fomento e desenvolvimento da prática de natação adaptada junto da comunidade escolar, envolvendo as crianças e jovens com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão”, diz o município em comunicado.

O projeto visa contribuir para a criação da vertente de Natação Adaptada de competição em clubes desportivos com Natação Pura, transformando a prática desportiva regular numa realidade para toda a população. Para atingir os objetivos propostos, a FPN definiu um prazo de implementação de 10 anos.

A criação desta escola, enquadra-se no plano de desenvolvimento desportivo do concelho de Castro Daire, na sua vertente de Desporto para todos, e pretende o acesso acompanhado da atividade física a todos, particularmente, as populações especiais.