Perfil. Barack Obama – “No Drama Obama”

Aloha para o No drama Obama, o mais relaxado dos presidentes do Estados Unidos da América. O primeiro afro-americano na presidência dos EUA, que mudou a política do país para sempre. Mas afinal quem é Barack Obama?

Por Mariana Cabral

Barack Hussein Obama II, natural de Honolulu, Havaí, nasceu a 4 de agosto de 1961. Licenciado em ciências políticas na Universidade Columbia, e direito na Universidade de Harvard, foi organizador comunitário, advogado na defesa dos direitos civis e professor de direto constitucional na Universidade de Chicago.

Recebeu atenção mediática a partir do discurso principal da Convenção Nacional Democrata em 2004, como senador de Illinois. Em 2007 começa a sua campanha presidencial, nomeado pelo Partido Democrata, e a 20 de janeiro de 2009 é eleito presidente dos EUA, derrotando o republicano John McCain. Meses depois vence prémio Nobel da Paz. Em 2013 volta a ser reeleito para cumprir o seu segundo mandato.

Defensor da liberdade, dos diretos humanos e civis, da causa LGBTQ+, e um assumido feminista, declarando num evento privado em Singapura: “Agora, mulheres, eu só quero que saibam; vocês não são perfeitas, mas o que posso dizer de maneira indiscutível é que vocês são melhores do que nós [homens]”. Criou o Obamacare (lei de Proteção e Cuidado ao Paciente). Promoveu medidas de controlo de armas em resposta ao tiroteio na escola primária de Sandy Hook, ações de política externa importantes, com intervenções militares e armadas na Rússia, Líbia, Iraque e Afeganistão, sendo que numa das operações a seu comando resultou na morte de Osama bin Laden (Líder-fundador do Al-Queda). E em último, o feito histórico da reaproximação com Cuba.

Obama é conhecido pela simpatia e humildade, e seus discursos têm tanto de sério, como de cómico. Exemplo disso foi o discurso dado na conferência do dia de Ação de Graças: “Sabem, há certos dias que me relembro o porquê de ter me candidatado para este cargo, e depois há momentos como este em que tem de fazer o “turkey’s pardon” (momento oficial da Casa Branca, em que o presidente tem que se desculpar ao peru por ter de o matar para a refeição tradicional da data) e mandá-lo para a Disneyland”.

Michele Obama e Barack Obama são o “casal sensação”, e as várias demonstrações do ex-presidente dos EUA e a ex-primeira dama é de conhecimento mundial, juntos desde 1992, o casal tem duas filhas – Malia Ann e Natasha.

Barack Obama pai (queniano) e a mãe Ann Dunham (americana) deram ao seu filho uma educação não religiosa, mas Obama assume-se como católico protestante “Sou cristão, e um cristão devoto. Acredito na morte redentora e na ressurreição de Jesus Cristo” disse para a Christianity Today (periódico cristão evangélico).

Despois de já não ser presidente dos EUA, Obama e a sua família continuam a ser figuras publicas muito acarinhadas pelo publico, e a sua opinião continua a influenciar. Um critico vincado do seu sucessor – Donald Trump – no discurso que fez durante as eleições de meio mandato, declarou Trump “uma ameaça para a democracia”.