Educação Digital no ciclo de debates #Europa2021

A Educação Digital vai ser uma das temáticas abordadas no ciclo de debates #Europa2021, dia 9 de dezembro, via vídeo conferência.

Por Luís Freitas

O evento é o quarto a realizar entre um ciclo de debates organizados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujo nome é #Europa2021. Realizar-se-á no dia 9 de dezembro entre as 14h00 e as 15h00. Este encontro sobre Educação Digital realiza-se por vídeo conferência contará com a participação de várias entidades importantes no ramo da educação e da tecnologia.

Este debate contará com a participação de Mariya Gabriel, comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, onde irá apresentar o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). Também contará com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que irá apresentar as prioridades da Presidência Portuguesa nesta área. O evento será aberto por Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Já o papel de moderadora, será assumido por Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Este debate será aberto ao público, sendo que as inscrições estão abertas e podem ser feitas na plataforma da Comissão Europeia.

O Plano de Ação para a Educação Digital que foi adotado recentemente pela Comissão Europeia reflete os ensinamentos retirados da crise motivada pela pandemia Covid-19. Neste mesmo plano, estão contempladas medidas com vista a uma maior eficácia na educação digital e durante o debate serão abordadas as competências necessárias para a transição digital. Tudo isto remete para a recuperação económica, assim como para a promoção da liderança europeia na inovação e economia digital.

O próximo evento confirmado, será “Europa Resiliente: Promover os valores europeus na era digital.”, que se irá realizar no próximo dia 14 de dezembro pelas 14 horas.

a