Relíquias de arte sacra expostas em Sátão

No passado dia 20 de setembro, foi inaugurada a exposição “Presenças de eternidade: a arte nas paróquias de Forles, Águas Boas, Vila Longa, Avelal e Decermilo”, que poderá ser visitada até janeiro de 2021 na Casa da Cultura de Sátão.

Por Juliana Santos

A inauguração contou com a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano, do presidente da Câmara de Sátão, Paulo Santos, e da Coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, assim como vários autarcas e párocos da região que se dirigiram até à Casa da Cultura de Sátão para assinalarem a data.

A exibição de peças de arte sacra junta várias relíquias das paróquias de Forles, Águas Boas, Vila Longa, Avelal e Decermilo. A Câmara Municipal de Sátão afirma que o maior objetivo é a “valorização de um património religioso valiosíssimo, da preservação da identidade de um povo, tão importante para a história das nossas gentes.”

As peças expostas são de diversas tipologias – ourivesaria, escultura, pintura, documentação – e inserem-se num arco cronológico do século XV ao século XX, tendo sido previamente preparadas. Não foram restauradas, mas foram limpas, desinfetadas e consolidadas por um técnico de conservação e restauro, constituindo um importante contributo para a sua preservação.

Em entrevista ao jornal #dacomunicação, Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, declara que “não se trata apenas de expor as peças, a sua apresentação é pensada em conformidade com o seu simbolismo, com a mensagem que comunicam. Por isso, a exposição está organizada por pequenos núcleos, cada um com o respetivo título, que orientam o visitante na compreensão de cada peça individualmente e na sua relação com as restantes peças.”

A motivação da apresentação do projeto passa por uma parceria entre o Município de Sátão e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, com início em 2018 com a exposição de peças da paróquia de Ferreira de Aves e que terá continuidade até serem percorridas todas as paróquias do concelho.

A maioria das peças não integra nenhuma narrativa expositiva, sendo que apenas as comunidades paroquiais e eventuais visitantes podem desfrutar da observação das preciosidades nas sacristias ou outras dependências das igrejas.

“Com a sua exposição pretende-se aumentar o interesse das comunidades para com o seu património, reforçando os laços de afetividade e de identidade, que são fundamentais para que se empenhem na sua preservação. Na exposição as obras de arte sacra podem ser contempladas por um público mais vasto e diversificado e serem compreendidas na sua estética, materialidade, funcionalidade e espiritualidade” acrescenta Fátima Eusébio quando questionada sobre os principais motivos para a realização da exposição.

O nome da exposição remete à presença das obras nas paróquias e da mesma forma levam a uma continuidade da fé e de todos os que integraram as comunidades, representando da mesma forma a eternidade da memória de todos os que ao longo dos séculos viveram a sua fé e que uniram todos os esforços para executar as peças.

A situação pandémica atual levou a Diocese de Viseu a repensar alguns projetos que potenciem a concentração de pessoas e a reunir esforços para manter iniciativas culturais, como as exposições, que podem ser visitadas individualmente ou em família. Evita-se deste modo visitas em grupo que são muito frequentes neste tipo de iniciativas e também há menos pessoas a deslocarem-se para visitar a exposição.

“No contexto atual, não obstante os receios, o sofrimento e os medos com a pandemia da COVID19, convida-se os visitantes a confiar e a abrir o coração à construção de um mundo melhor, independentemente de quaisquer opções de carácter religioso,” conclui Fátima Eusébio.

A exposição estará disponível até janeiro de 2020 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, de acordo com todas as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.

a