Um Natal amigo do ambiente

Está sem ideias de presentes para oferecer no Natal? Opte por escolhas sustentáveis e aumente a sua pegada verde no Planeta Terra.

Por Jéssica Coutinho

Ecologia e sustentabilidade são conceitos cada vez mais falados nos dias de hoje. Luta-se pela justiça climática, por uma transição justa que garanta a neutralidade do carbono até 2030 e, apesar de ser quase impossível imaginar um dia-a-dia sem plásticos, o Parlamento Europeu pretende proibir os descartáveis, como talheres, copos ou palhinhas até 2021.

Com a vinda do mês de dezembro, chega também a época natalícia. As ruas iluminam-se com as decorações de natal e as casas vêm a árvore de natal ser feita.  Por esta altura já são muitas as pessoas que correm de um lado para o outro à procura da prenda perfeita para oferecer aos familiares.

Segundo um estudo realizado no ano passado pela Deloitte, cada família portuguesa previa gastar cerca de 400 euros nesse Natal. Todos os anos, na quadra natalícia, gera-se um grande desperdício, quer a nível de recursos como a nível de dinheiro gasto.

Sendo este um ano atípico, talvez seja uma boa altura para seguir um caminho mais ecológico e começar por procurar oferecer presentes mais sustentáveis. Ao contrário do que possa pensar, existem várias opções amigas do ambiente e que ficam muito em conta. Deixo-lhe aqui algumas sugestões para poder se inspirar:

1.Produtos de higiene ecológicos

E que tal um kit de produtos de higiene ecológicos? Nele poderá inserir vários artigos como um champô sólido, um sabonete, uma escova de dentes de bambu e/ou um desodorizante sólido.

2. Calendário para semear

Se quiser ir para algo mais original, ofereça um calendário para semear. Este calendário contém em cada folha, correspondente a um mês, sementes. O intuito é, à medida que os meses vão passando, ir plantando cada folha na terra e esperar que a magia aconteça.

3.Brinquedos em Madeira e/ou tecido

Para os mais novos, porque não tentar optar por brinquedos em madeira ou tecido tal como existiam antigamente? Desde pistas de comboios a casas de bonecas, a variedade é muita e dá para todas as idades.

4.Produtos reutilizáveis

Os produtos reutilizáveis são sempre uma ótima opção também porque são produtos que, normalmente, utilizamos diariamente. Deixo-lhe como exemplos: as palhinhas reutilizáveis, as garrafas, os sacos de pano ou os reutilizáveis dos supermercados, entre outros.

5.Artigos feitos à mão

Estes são ótimas prendas para oferecer em qualquer altura, mas no Natal têm outro sabor. Se quer oferecer algo decorativo, mas não quer recorrer à indústria de produção em massa, opte por artigos portugueses e feitos à mão, como, por exemplo, peças em macramê artesanais.

Estas são algumas ideias de presentes sustentáveis e ecológicos que poderá oferecer aos seus entes mais queridos este natal, no entanto não são as únicas! Antes de tomar qualquer decisão apressada ou compulsiva, aconselho a que faça uma pequena pesquisa sobre todos estes produtos e até outros. E claro, se nenhuma destas opções o chamou a atenção, pode sempre escolher ser mais tradicional e oferecer prendas como velas, livros ou ainda uma caixa de chocolates. O importante é pensar na sua pegada ecológica!