Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Município de Viseu assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a participação de Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal, no workshop temático da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e com a intervenção na 11ª Gala da APPACDM de Viseu.

Por Daniel Fernandes

“Viseu é uma Cidade inclusiva e solidária. A designação de Melhor Cidade para Viver estende-se aos diferentes domínios da vida em comunidade, com o objetivo claro de que esta seja uma realidade para todos”, afirmou Almeida Henriques no início da sessão.

No que toca à educação, o Município de Viseu oferece uma formação ao nível do 12º ano, alicerçada na escola e no trabalho com várias instituições, como a APPACDM, APPDA, AVISPT21, ACAPO ou a SURDISOL. “Todos têm contribuído para o sucesso educativo de jovens com necessidades especiais, mas também no que respeita à educação das famílias para lidarem com a deficiência”, enalteceu o Presidente do Município.

A Câmara tem ainda apoiado várias iniciativas de apoio à deficiência como por exemplo no domínio da acessibilidade e mobilidade, no acesso ao emprego ou na promoção da cidadania.

Atualmente, existem no concelho de Viseu 53 instituições de cariz social além de um grupo específico dedicado à área da Deficiência no âmbito do Conselho Local de Ação Social.

a