FC Porto segura o empate e garante presença nos oitavos

O Futebol Clube do Porto empatou, na passada terça-feira, a zero com o Manchester City, no Estádio do Dragão. Este resultado garantiu a presença da equipa portuguesa na fase a eliminar da Champions League, faltando ainda jogar na última jornada da fase de grupos.

Por João Pinto

Num duelo intenso e muito físico a equipa portuguesa sabia de antemão que necessitava apenas de um ponto para conquistar o segundo lugar do grupo. Do outro lado a equipa inglesa já tinha assegurado a qualificação, e por isso mesmo decidiu deixar algumas estrelas de fora, como foi o caso de Kevin de Bruyne, Kyle Walker e Mahrez.

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, voltou a utilizar um sistema tático com três centrais, o mesmo sistema que usou em Manchester nos finais de outubro. Desde cedo verificou um maior ascendente por parte dos “citizens” que dominaram toda a partida fazendo um total de 19 remates, contrastando com apenas dois dos atuais campeões nacionais.

No final do encontro, o treinador azul e branco afirmou que “não nos podemos esquecer que na nossa equipa temos jogadores como Nanu, Zaidu, Manafá, Evanilson, Fábio Vieira, praticamente sem experiência na Champions League até há bem pouco tempo”, reconhecendo ainda que “a equipa mostrou grande organização” alcançando o objetivo com “grande mérito”.

Com a passagem assegurada os dragões arrecadam mais 9 milhões de euros, que se juntaram aos 42 milhões recebidos pela entrada na frase de grupos e ainda aos 9,5 milhões conseguidos através dos resultados dos jogos realizados.

a