«Quo vadis, Europa?» promove debate online sobre Fake News

No ano em que em que várias instituições portuguesas e alemãs se juntaram para lançar o Prémio de Jornalismo Luso-Alemão, o Goethe-Institut Portugal apresenta, em colaboração com a Universidade Católica de Lisboa, o debate online Fake News – O jornalismo europeu enfrenta novos desafios.

Por Marta Fernandes

Amanhã, dia 3 de dezembro às 18:30, o debate com duração de uma hora e meia, decorrerá com uma tradução simultânea online. Este tem como objetivo analisar o contexto que proporcionou a vasta propagação de fake news nos media europeus, e que desequilibrou o papel dos media enquanto 4.º poder. Dentro deste, debater-se-á o papel que a internet, as redes sociais e os smartphones desempenham nesta dispersão da informação.

Os oradores do debate procurarão identificar estratégias para lidar com esta realidade, tendo em vista a criação de uma ética da comunicação na era das redes.

O debate conta com a participação de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Cátolica de Lisboa e investigadora no campo dos Estudos de Cultura; Bernhard Pörksen, professor de Estudos dos Media na Universidade de Tübingen e autor de livros sobre a matéria; João Vieira Pereira, diretor do semanário Expresso. Terá como moderadora Luísa Meireles, Diretora da agência de notícias LUSA.

O ciclo de debates «Quo vadis, Europa?» tem por costume abordar os atuais desafios sociais, políticos, económicos e culturais da Europa. Sendo que, a finalidade é promover a compreensão mútua e desenvolver opções e modos de agir comuns para o futuro.

Para a participação no debate basta aceder ao link disponível no site do Goethe-Institut Portugal.