“Saímos daqui com o coração cheio”

O vencedor do The Voice Portugal 2016, Fernando Daniel, subiu ao palco da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) na passada sexta-feira, dia 17 de março. A abertura do espetáculo contou com a presença da Tunadão 1998 – Tuna do IPV.

O evento, organizado pelo núcleo de curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu, teve como principal objetivo a angariação de fundos para o curso. A escolha do artista prendeu-se com o facto de o Fernando Daniel ter vencido a última edição do The Voice Portugal. O núcleo achou que escolher o Fernando Daniel para atuar em Viseu era uma boa aposta devido ao talento que ele tem.

Estivemos à conversa com o Fernando Daniel e ele contou que “a minha paixão pela música surgiu desde que me lembro (…) e aos 12 anos percebi que queria ser músico, cantor, que queria palcos e cantar para imensas pessoas”. Ao longo da vida o artista foi participando em vários programas de televisão e quando participou no The Voice Portugal foi para vencer. “Vencer o The Voice teve um sabor especial, porque já era a terceira vez que estava a tentar vencer um programa. Levei o programa com afinco e deu para conseguir a vitória”, diz Fernando orgulhoso explicando que foi o “realizar de um sonho”. Esta vitória foi o “trampolim” para o início de carreira do artista.

Já pisou alguns palcos e isso tem-lhe trazido reconhecimento. “Reconhecerem-nos por algo que nós fazemos com muito amor é gratificante”, atira Fernando Daniel. Considera-se um sonhador e espera que, um dia, o túnel da Estação de Comboios de Estarreja tenha o nome dele. Este desejo está ligado ao facto de quando o artista se sente “inspirado vou até lá, meto a viola no saco e vou para a estação. Aquilo tem uma acústica tão boa, tão natural, que parece que estou numa sala de espetáculos (…) é algo que tem muito valor para mim. É aquele momento em que tenho o meu momento e sou eu, a minha voz e a música”, esclarece Fernando Daniel.

Relativamente ao futuro, Fernando já está a preparar o primeiro single que fará parte do seu EP. Na visão do artista “quanto mais fazemos, mais queremos ambicionar” e este jovem espera, com a sua carreira, vir a ser um marco no panorama musical português.

Sobre o concerto na Aula Magna, este vai ficar na memória do Fernando “porque foi um concerto onde eu pude realmente usufruir de uma casa de espetáculo só para mim, ou seja, foi um momento só meu (…) o público vibrou e nós sentimos isso em palco. Saímos daqui com o coração cheio e é o realizar de um bom concerto”, finaliza Fernando Daniel.

Texto: Susana Oliveira

Imagens: Organização