“Ano Oficial para Visitar Viseu” apresenta-se na BTL

A Bolsa de Turismo de Turismo de Lisboa (BTL) regressa à FIL, entre os dias 15 e 19 de março, e apresenta como principal novidade a “Cidade Nacional Convidada” que será Viseu no âmbito da iniciativa lançada pelo município que designa 2017 como ano oficial para visitar a cidade.
A escolha que recaiu sobre Viseu vem ao encontro da campanha que está a ser desenvolvida pelo município viseense, com o apoio do Turismo do Centro.
Além da presença na BTL, em Lisboa, o Município de Viseu tem vindo a desenvolver várias atividades de promoção interna. É exemplo disso, a iniciativa “Um viseense, um anfitrião” que consiste na formação e sensibilização sobre os atributos da cidade de Viseu, em que a autarquia pretende formar 200 pessoas. A iniciativa teve uma forte adesão, com cerca de 100 pessoas inscritas na primeira ação de formação que decorreu entre os dias 11 e 13 de fevereiro e que mais recentemente já levou ao fecho de inscrições para a segunda formação.
A promoção externa do “Ano Oficial para Visitar Viseu” deverá arrancar durante a presença na BTL com as atenções a virarem-se para a captação de turistas em cidades como Porto, Braga, Coimbra, Aveiro e nas vizinhas Salamanca e Zamora, em Espanha.
Dentro das ações de promoção estão ainda incluídas outras atividades como os “Embaixadores de Viseu”, que pretende convidar viseenses com destaque a nível nacional e internacional para fazer a promoção do destino e da marca “Viseu”.
O município vai ainda apostar na promoção externa da cidade. Uma exposição histórica e multimédia intitulada “Visitai Viseu”, o “Guia-Viseu”, que será uma edição impressa de um guia turístico de Viseu, eventos enoturísticos, a Feira de S. Mateus e ainda uma campanha nos media nacional apoiada pelo Turismo do Centro são algumas das iniciativas previstas.

Texto: João Pereira

Imagens: Município de Viseu

a