Festa do Cinema Italiano passou por Viseu

A 13ª edição da Festa do Cinema Italiano está de volta a Portugal, e enquadrou, pela segunda vez, a cidade de Viseu. Evento que se dedica a celebrar grandes êxitos na história do cinema italiano, e também a mostrar um pouco da cultura deste país.

Por Beatriz Gomes

A Festa do Cinema Italiano é um dos festivais cinematográficos portugueses mais apreciados, que oferece programas completos por todo o país, tendo começado dia 4 de novembro em mais de 15 salas de cinema portuguesas. Uma festa que promete todos os anos oferecer o espírito acolhedor, curioso e transversal, exibindo um conjunto de filmes italianos aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.

O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do LUCE Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.

É o segundo ano que o Cine Clube de Viseu volta a receber e a transmitir este evento que, com todas as medidas de segurança, vai contar com quatro sessões de cinema, de dia 17 a 26 de novembro. O cartaz para estes dias oferece a comédia atual (2019) Bangla de Phaim Bhuiyan, o clássico restaurado de 1993 Querido Diário de Nanni Moretti, o documentário de 2018 dedicado ao pioneiro do Barroco Gian Lorenzo Bernini, e para terminar, mais um grande clássico de 1960, La Dolce Vita de Federico Fellini.

O Cine Clube de Viseu confirmou que “tiveram muita gente a aparecer pela primeira vez no Cine Clube, para assistir aos filmes da Festa do Cinema Italiano”. Um feito que consideram “positivo”, pois mostra “o interesse das pessoas em conhecer este cinema, e neste evento em particular”. O “feedback” positivo do público, relativamente a esta Festa, leva ao reconhecimento do o Cine Clube, como também da diversidade cultural da cidade de Viseu. “É um bom sinal as salas do Cine Clube conseguirem manter viva a cultura de ir ao cinema”. Explica funcionário do Cine Clube de Viseu.

A Festa do Cinema Italiano pretende ser um momento de encontro e descoberta das culturas de dois países que, apesar da distância, apresentam muitas afinidades. O evento, já alargou a sua presença internacionalmente com extensões e programação a decorrer em países como Brasil, Angola e Moçambique.

Este festival cinematográfico promete transmitir filmes, não só em salas de cinema, como também em programas online, em colaboração com a Filmin.pt, uma plataforma de cinema independente.

a