Biblioteca Municipal de Anadia não dá tréguas à COVID’19

Com a pandemia, a Biblioteca Municipal de Anadia (BMA) viu-se obrigada a tomar soluções, sendo “das poucas bibliotecas a fazer o horário normal, mesmo ao sábado, que é o dia das atividades, e o dia em que temos mais gente”, menciona Sílvia Fernandes, coordenadora da BMA.

Por Marta Fernandes

A BMA é palco de atividades e de eventos desde o início da sua abertura, que foi há 12 anos. A promoção de livros e leituras é o seu foco, mas também se realizam neste espaço exposições de diversos temas. Todos os meses realizam atividades e eventos para toda a população.

De momento, é possível observar, no átrio da BMA, a exposição de um painel educativo do Foral Paredes do Bairro, da autoria do artista plástico Fernando Loureiro.  A biblioteca, com a Covid’19, baixou o número de participações em relação às atividades, “porque a lotação é reduzida, pois antes não havia limite máximo, e agora só podemos aceitar dez pessoas”, esclarece a bibliotecária.

Apesar das divergências causadas pelo novo vírus, as atividades para o público em geral não param, sejam presencialmente ou online, para que assim consigam chegar a um maior número de pessoas. Em função disso, atualmente, a BMA desenvolve uma vez por mês, online, atividades como “A Hora do Livro” e os “Contos e Fraldas”. Por sua vez, a “Hora do Livro” decorre todos os sábados presencialmente, às 11 horas, com limite de idade até aos 10 anos e com uma lotação máxima de dez pessoas, devido a esta nova realidade.  Já a atividade “Contos e Fraldas”, destinada a bebés dos 6 aos 24 meses, com a próxima sessão marcada para o dia 28 de novembro às 11 da manhã, realiza-se online, dado que não existem “as condições necessárias para a realizar, pois é uma atividade que requer muito contacto e é sensorial”, conta Sílvia Fernandes.

Neste mês, no dia 21, às 15 horas, os cidadãos podem contar com o “Teatro de Fantoches”, que necessita de inscrição prévia.

A BMA, a partir do dia 23 de novembro até dia 23 de dezembro, conta com a 12ª edição da Feira do Livro e, durante o evento, será possível adquirir desde livros mais baratos aos mais caros.

“Integrado na Feira do Livro e não tendo a visita das escolas, vamos ter um evento muito importante”, menciona Sílvia Fernandes. No dia 28 de novembro, vai ser lançado o livro “Lenda do nome Anadia”, editado pela Câmara Municipal, escrito por Ana Maria Soares e ilustrado por Pedro D’Oliveira.  Em mente, como refere a coordenadora, está uma apresentação em modo presencial, “mas se não conseguirmos presencial, será online, e se a primeira for possível será sempre assegurada com uma sessão online para que todas as pessoas que não conseguirem vir possam assistir”.

Para além desta apresentação, associado ao livro, a biblioteca irá ter uma exposição com as ilustrações mais marcantes da obra e todas as outras que não puderam ser colocadas. “Vai ser uma exposição que vai ter duas vertentes, uma vai ser com painéis na parede e outra com um biombo promocional para ficar no átrio para despertar curiosidade às pessoas de ir à nossa sala polivalente. E, outro objetivo desta exposição é ser uma itinerância entre as bibliotecas da rede de Anadia, após estar aqui um mês, circular por todas, para que todas as crianças possam conhecer esta história, que também lhes chegará às mãos. O livro vai ser dado a todos os alunos do ensino público para que eles possam conhecer”, revela com tom entusiasmo Sílvia Fernandes.

As instituições não deixaram de receber conteúdo. “Chegámos a gravar algumas sessões online, só que é difícil e diferente, principalmente para os idosos. Vimos que o resultado nada se equivale ao presencial, e por isso, dia 17 de novembro vamos voltar a ir às instituições”, conta a bibliotecária.

Quer os eventos, que tanto podem ser dinamizados pela própria BMA ou através de uma solicitação por pessoas de fora, quer as atividades, são para o público em geral ou para instituições ligadas diretamente a esta. A coordenadora refere que, todas as idades, desde o bebé ao idoso são percorridas. “Abrangemos tudo, esta é a casa onde todos cabem, e este é e será sempre o nosso objetivo”.

Esta biblioteca do concelho de Anadia destaca-se, uma vez que é “das poucas bibliotecas certificadas pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), uma biblioteca certificada na gestão e qualidade, e essa certificação advém de resultados, de metas que se colocam no início do ano e são trabalhadas para serem atingidas”, diz Sílvia Fernandes.

Para aceder aos conteúdos online disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Anadia, aceda: https://www.youtube.com/user/CMANADIA

Para mais informações: http://www.bm-anadia.pt/Nyron/Library/Catalog/