Teatro Cine celebra aniversário com concerto de “Danças Ocultas”

No passado sábado, dia 14 de novembro, às 21h30 a banda “Danças Ocultas” atuou no Teatro Cine de Gouveia. O evento está integrado nas comemorações do 78º aniversário da instituição, que decorreram entre os dias 12 e 15 deste mês.

Por Ana Catarina Figueiredo

A “Danças Ocultas” subiu ao palco do Teatro Cine para apresentar o seu novo álbum, “Dentro desse Mar”, no sábado passado, pelas 21h30. Além deste concerto, contam-se mais eventos promovidos pela instituição no âmbito do seu 78º aniversário, os quais podem ser consultados no site da câmara municipal, em https://www.cm-gouveia.pt/.

Com origens na cidade Águeda, a banda celebra 30 anos de carreira, assinalados com este novo disco, “Dentro desse Mar”, produzido por Jaques Morelenbaum. “Revelam um novo som, uma série de novas obras e uma nova atitude, sempre ancorada na larga experiência recolhida ao longo destas três décadas de carreira e na reconhecida genialidade técnica e artística de cada um dos membros do quarteto”, escreve o município.

De acordo com Rui da Eufrázia, elemento do gabinete da vereação de Gouveia, o Teatro Cine de Gouveia tem o intuito de desenvolver culturalmente a região e, desta forma, aumentar a oferta cultural e artística no concelho, estimulando as pessoas a aceder à cultura. “O Teatro Cine de Gouveia tem como missão promover o desenvolvimento cultural da comunidade e contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos através da descentralização e da diversificação; da qualificação da oferta cultural e artística; do estímulo à participação das pessoas e organizações culturais; e da facilitação do acesso das populações à criação e fruição culturais”, afirma.

Rui da Eufrázia considera que organizar eventos deste tipo em tempos de pandemia não alterou a logística e a produção, mas refere que há uma preocupação extra com a aplicação das medidas preventivas lançadas pela Direção Geral de Saúde. “É acrescida a necessidade de aplicação de medidas preventivas inseridas no Plano de Contingência do Teatro Cine de Gouveia, nomeadamente a redução da lotação da Sala, distanciamento, uso de máscaras e desinfeção de mãos, com a obrigatoriedade de cumprir os circuitos de entrada e saída”, explica.

Rui Eufrázia, refere ainda que “a única dificuldade prende-se com a necessidade de supervisionar o cumprimento de medidas, evitando contactos e aglomerados nos acessos”.

Em consequência das orientações criadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e o cumprimento do Plano de Contingência do Teatro Cine de Gouveia, a lotação era de 133 espectadores, sendo obrigatório o uso de máscara e o cumprimento das normas de distanciamento social.

a