Passadiços do Paiva voltam a marcar presença nos “óscares” do turismo

Os World Travel Awards estiveram, este ano, na sua 27º edição e a presença dos Passadiços do Paiva já é regular. Os Passadiços foram anunciados, no passado dia 2 de novembro, como os distinguidos da Europa na categoria “Leading Adventure Tourist Attraction” (Atração Turística de Aventura), no qual os Passadiços receberam o primeiro lugar.

Por Patrícia Rodrigues

Emanuel Tavares, residente do concelho de Arouca e licenciado no curso de Turismo pela Universidade de Aveiro, conta que os Passadiços se tornaram um fenómeno, tanto a nível nacional como internacional, e que deram uma dinâmica diferente a uma pequena vila no interior do país. “Esta maré de visitantes que se vem a sentir desde então permite-nos dizer que realmente os Passadiços do Paiva nos trouxeram uma revolução ao concelho e à economia local, uma criação de riqueza com a criação de novos postos de trabalho, novas infraestruturas e uma lufada de ar fresco, contrariando a desertificação muito associada ao interior”, conta.

Os World Travel Awards são considerados os “óscares” do turismo, concedidos por um conjunto de jurados qualificados profissionalmente no setor do turismo, e que, este ano decorreram em formato virtual devido à pandemia da covid-19.  Mais uma vez, os Passadiços do Paiva são um dos destinos que recebe prémios no mais importante fórum mundial de turismo.

Em 2016 e no de 2017 este projeto arouquense foi o vencedor do prémio na categoria de “Projeto Turístico Mais Inovador da Europa”, e, no ano de 2019, o prémio na categoria de “Turismo Aventura”.

Emanuel Tavares menciona que “todos estes prémios foram merecidíssimos, uma vez que estamos a falar de um projeto singular, que surgiu ao longo de escarpas, obviamente espaços não visitáveis, apenas nas “águas bravas” do nosso Paiva. Além disso, a paisagem única, a biodiversidade observável, as águas limpas do Paiva, a sua garganta e as cascatas tornam este território um autêntico conto de fadas”.

Os Passadiços do Paiva, inaugurados no ano de 2015, continuam a insinuar um futuro prometedor agora com a construção da nova ponte, considerada a maior ponte pedonal suspensa do mundo.  Emanuel Tavares diz que os Passadiços serão sempre um investimento que terá a sua sustentabilidade garantida. “Apesar de os Passadiços já oferecerem uma experiência única aos visitantes, creio que haverá um boom de visitantes e de potenciais visitantes aquando da inauguração da 516 Arouca, a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Este projeto vem diferenciar mais o projeto inicial dos Passadiços do Paiva e o que Arouca tem de melhor para oferecer”.

Ainda com distinções na Edição da Europa, a cidade do Porto com o “City Break” (Escapada Urbana) da Europa, o Algarve com o “Melhor Destino de Praia”, a cidade de Lisboa com a “Melhor Destino Europeu de Cruzeiros” e os Açores, distinguidos com o “Melhor Destino de Turismo de Aventura”.

Portugal recebe, nesta edição, o prémio de “Melhor Destino da Europa” que já vence pelo quarto ano consecutivo e é já no dia 27 de novembro que serão conhecidos os prémios da categoria mundial, marcado em Moscovo.

a