Festival MIMO é um sucesso em Amarante

O Festival MIMO, de origem brasileira, instalou-se na cidade de Amarante, no distrito do Porto, em 2016 e, desde então, tem sido um sucesso não só para os amarantinos, mas também para pessoas de diversos cantos do mundo, que não querem perder que, de acordo com a organização do festival ao vivo, tem sido grandioso e imperdível.

Por Mariana Gonçalves

As pessoas que visitam o MIMO podem usufruir de inúmeras atividades durante o dia, como concertos, sessão de cinema, programa educativo, chuva de poesia e fóruns de ideias, tudo de forma gratuita. Este evento promete um caráter cultural, pedagógico, social e também económico, em Amarante e em toda a região.

A escolha da cidade

Lú Araújo, diretora geral do MIMO, confessa ao canal da Amarante TV que escolheu a cidade de Amarante para acolher o festival pois “é uma cidade linda, tem um património maravilhoso (…) e ainda tem muito verde, com o Rio Tâmega que é mágico”. Lú Araújo revela ainda que se sente apaixonada pela cidade.

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, aceitou de bom grado a proposta feita por Lú Araújo para implantar o Festival MIMO na cidade de Amarante, afirmando ainda que “é um evento de excelência que agrega várias artes e o património, democratizando o acesso à cultura”, confessou à Comunidade Cultura e Arte.

A diretora do festival acrescenta que“é sempre com grande emoção que vemos milhares de pessoas a viverem a arte de forma tão intensa e diversa. O MIMO Festival é positivo, inclusivo, democrático e abrangente, faz parte de Amarante e dos amarantinos, mas também dos milhares de pessoas que nos visitam anualmente”.

A aposta em Amarante foi uma boa escolha por parte da organização e confessa que está feliz por ver o interior do país no mapa dos festivais de verão. Em quatro anos, o festival conseguiu conquistar o público e os artistas não deixam de passar por Amarante para dar os seus concertos.

Festival MIMO, uma forma de inclusão cultural

O festival conta com diversos estilos musicais (hip-hop, rap, rock, jazz, funk, e até música tradicional da Palestina), pois este evento associa a música ao património e à educação. Desta forma, o festival tenta incluir todo o tipo de pessoas e toda a sua cultura. Ao longo destas 4 edições já se apresentaram artistas como Rui Veloso, Criolo, Capicua, Mayra Andrade, Manel Cruz, Eaberto Gismonti, Camané, Dona Onete, Chico da Tina, entre outros.

As “cabeças de cartaz” normalmente atuam no palco principal localizado no Parque do Ribeirinho, no entanto, existem ainda alguns palcos secundários com atuações espalhadas pela cidade, como no Museu de Amadeo de Souza-Cardoso e nas Igrejas de São Gonçalo e de São Pedro.

O Festival MIMO ocorre sempre num fim de semana do mês de julho e é visto pelo Presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar como “um dos melhores festivais de Portugal e também uma das iniciativas culturais mais interessantes do nosso país”.

Nos anos de 2018 e 2019, o festival foi vencedor do prémio Best Infraestructure e, ainda está no Top 10 na categoria de Melhor Festival Lusófono e Hispânico, nos Iberian Festival Awards.

Embora, em 2020,  a quinta edição do festival não se tenha devido à pandemia que o mundo atravessa, já há confirmação para o Festival MIMO na cidade de Amarante em 2021.