Teatro Viriato dá palco a uma reinterpretação das obras de Saramago

Tendo como inspiração as obras do escritor a companhia de dança Paulo Ribeiro promete uma viagem diferentes pelos livros de José Saramago

Por Raquel Torres Guerra

“Sinais de Pausa” apresenta a segunda sessão da mostra artística amanhã, 14 de novembro, no Teatro Viriato. Um projeto coordenado pela companhia Paulo Ribeiro, apresenta através da dança diversas obras do escritor José Saramago.

“Ensaio sobre a Cegueira”, “As Intermitências da Morte”, “Memorial do Convento”, “Objecto Quase”, “A Viagem do Elefante”, e tantas outras obras do mesmo autor inspiraram São Castro e António Cabrita a criar “Sinais de pausa”. Ambos são dançarinos e diretores artísticos da companhia de dança contemporânea, residente no Teatro Viriato de Viseu.

São Castro refere que o projeto “pretende ser uma abordagem coreográfica do universo literário de José Saramago”, em que para além de proporcionar ao espetador uma viagem pelos livros incita a “uma viagem pelas palavras e personagens, temas e perspetivas de Saramago”.

Numa exibição de 60 minutos, a performance coreografada pelos dançarinos e inspirada nos livros de José Saramago, pretende mostrar que “o corpo é o recipiente do sentir, contém a urgência e a memória pausada de histórias que se revelam nos mais pequenos gestos e movimentos”.

a