Viseu volta a ser um dos palcos da Festa do Cinema Italiano em território nacional

Numa iniciativa do Cine Club, de 17 a 20 de novembro, irão estar em exibição filmes inéditos, clássicos e obras vencedoras dos principais festivais de cinema do mundo

Por Patrícia Rodrigues

O Cine Club convida, mais uma vez, para celebrar a riqueza daquele que é um dos cinemas mais amados pelos cinéfilos de todo o mundo. É em Viseu, de 17 a 20 de novembro, que a Festa do Cinema Italiano vai decorrer, com obras de Phaim Bhuiyan, Nanni Moretti.

A sessões vão decorrer no auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), com início às 21h30. Este programa diversificado vai apresentar obras como a comédia atual “Bangala”, primeiramente exibida na “Festa do Cinema Italiano” e mais tarde eleita como melhor filme na passada edição do mesmo festival.

O programa passa também, no dia 18 de novembro, um misto de comédia e documentário autobiográfico, como é o caso do “Querido Diário”, realizado pelo incontornável Nanni Moretti, obra vencedora do Melhor Realizador, no Festival de Cannes (1994) e do Prémio FIPRESCI, nos Prémios Europeus de Cinema (1994).

No dia 19 do mesmo mês, estará em exibição um filme de Francesco Invernizzi “O Êxtase da Forma”, que aborda uma visita guiada por mais de 60 obras-primas de Bernini, expostas na Villa Borghese em Roma. Por fim, no último dia a programação conta com “La Dolce Vita”, filme de Federico Fellini, considerado o maior sucesso comercial do autor.

Antes da Festa do Cinema Italiano, ainda há a retoma do programa de cinema, Ciclo GAME, este comentado e apresentado em parceira com o Politécnico de Viseu e idealizado com António Alvarenga.

A lotação é reduzida e as sessões prometem seguir todas as recomendações para que exista a máxima segurança dos espectadores. É recomendado a reserva antecipada por parte do público e a entrada é gratuita para os jovens até os 18 anos.

Existe ainda um passe geral, no valor de 12€, que permite o acesso às quatro sessões de forma mais facilitada. Pode encontrar toda a informação deste passe em: https://cineclubeviseu.pt/Novembro-no-CCV.

a