Escola de Queijeiros começa amanhã em Viseu

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) recebe amanhã, dia 6 de novembro, pelas 10:00h, a primeira aula da “Escola de Queijeiros”. A formação recai sobre as principais técnicas de produção do queijo da Serra da Estrela.

Por Márcia Correia

A “Escola de Queijeiros” surge no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. Em Viseu, a aula vai incidir nos queijos da Serra da Estrela, sendo e os candidatos selecionados vêm de setores e origens geográficas diferentes e com diversas habilitações.

“A Escola de Queijeiros visa incentivar a atividade secular do fabrico do queijo Serra da Estrela, contribuindo para a fixação de novos produtores e valorização dos já existentes, promovendo um produto que é um ex-líbris da nossa região”, afirma António Monteiro, Presidente da Escola Superior Agrária de Viseu.

Para esta aula foram abertas 20 vagas e foram recebidas 58 candidaturas, que foram sujeitas a um processo de seleção. Os formandos têm idades entre os 44 anos e como formação do antigo 5º ano até ao douturamento.