CineEco um festival que procura sensibilizar todas as gerações para os problemas ambientais

Este ano o CineEco mostrou uma vertente diferente da habitual. Devido a toda a situação pandémica o festival teve de se adaptar às condições exigidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Por Marco Sousa

O festival CineEco sempre revelou uma forte ligação às escolas na temática ambiental. Contudo, este ano devido à situação pandémica que Portugal atravessa, viu-se obrigado a fazer algumas adaptações para a sua realização.

Estas alterações foram sobretudo ao nível dos participantes das escolas. Todos os anos costumam estar presentes no festival os mais diversos níveis de ensino. Este ano, nem todos os níveis de ensino puderam estar presentes, tal como nos explica Ana Fonseca da direção do festival: “nós geralmente temos os vários anos de ensino, nomeadamente primeiro ciclo e de jardim de infância, que este ano estiveram ausentes”.

Apesar de não terem a possibilidade de integrar estes alunos no decorrer do festival existem planos para que estes possam visualizar as curtas ou longas metragens que lhes estavam destinadas. Contudo este adiamento vai permitir que sejam possíveis debates mais alargados com as crianças de forma a assim serem melhor explicados os temas que o festival aborda.

Quando questionados sobre o porquê de o festival apostar tanto nas gerações mais novas, Ana Fonseca responde que a ênfase do festival vai muito mais além. “O foco não é só nas crianças, aliás o festival tem um foco ambiental, de sensibilização e educação ambiental, que é transversal a todas as idades”.

No festival participaram ainda a Escola Profissional da Serra da Estrela e a Escola Superior de Turismo, do Politécnico da Guarda. Algumas destas turmas apadrinharam ainda uma parte das curtas metragens portuguesas em exibição.

Nesta edição foram abordadas as mais diversas temáticas, incluindo temas como o plástico nos oceanos, o abandono de território e ainda os grandes incêndios de Pedrogão, entre muitas outras temáticas. Esta última foi abordada por uma realizadora alemã que se encontrava em Portugal quando estes ocorreram.

O festival procura ainda demonstrar aos alunos o papel fundamental que cada um de nós têm ao cuidar do ambiente. Ana Fonseca conclui afirmando que “devemos ser cuidadores de tudo o que nos rodeia”. O CineEco decorre na localidade de Seia, local onde vai decorrer também a edição de 2021, já com data marcada para os dias 9 a 16 de outubro.