121 concelhos com novas medidas de confinamento

No passado sábado, dia 31 de outubro, António Costa anunciou no briefing de Conselho de Ministros, as medidas de confinamento parcial aplicadas a 121 concelhos do país. O primeiro-ministro confirmou também que irá abordar brevemente a possibilidade de estado de emergência do país com o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por Juliana Santos

Questionado sobre a possibilidade de o país voltar ao confinamento no geral em dezembro, António Costa diz que “Se fizermos tudo bem hoje, não teremos de fazer nada mais tarde para ter um Natal tranquilo.”

São 121 concelhos que fazem parte do grupo de risco e em que vão ser vigoradas as medidas restritivas para o controlo da propagação do vírus, concelhos que foram selecionados por terem 240 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 15 dias ou que estejam próximos de um concelho com esse critério. A cada 14 dias, a lista desses concelhos será revista pelo Conselho de Ministros com o objetivo de retirar uns concelhos e com receio de acrescentar outros.

As medidas que se destacam são o recolhimento domiciliário, o teletrabalho obrigatório e novos horários dos estabelecimentos.

A lista dos concelhos pode ser consultada em https://covid19estamoson.gov.pt/.

a