Luísa Ferreira ensina a cozinhar “Ao Sabor da Natureza”

O novo livro de Luísa Ferreira, “Ao Sabor da Natureza”, dá acesso um leque variado de receitas veganas. “Uma viagem pela sazonalidade dos alimentos” que a natureza providencia, visando a saúde em todos os níveis, do físico ao mental.

Por Kevin Santos

A autora aconselha a mudança de atitude na hora de fazer a lista de compras, que “não deve ser estática, mas ao sabor da natureza”. “Como não estás sempre a trabalhar com os mesmos alimentos, a tua criatividade acaba por ser espontânea”, refere. Segundo a DECO – Defesa do Consumidor, 70% dos portugueses acredita que comer de forma saudável é mais caro. Luísa Ferreira não concorda e explica que o que sai caro é “querer estar na moda”.

De receitas tradicionais portuguesas, a receitas “com um toque mais pessoal”, há um maior foco na comida saudável. Porém, não se trata de um livro ‘fit’, “não era essa a intenção”. “Nutricionalmente tem receitas equilibradas, mas também tem muita receita, como os brasileiros costumam dizer, para ‘pôr o pé na jaca’”, ou seja, para conviver. “Acho que é um equilíbrio”, esclarece.

Algumas receitas já estavam no blogue “Sardinha Fora da Lata”, da autoria da própria e que, de alguma forma, está na origem do livro. “Longe de pensar que atingiria estas proporções”, a autora utilizava o blogue como “armazenamento” das suas receitas e, mais tarde, tornou-o público. O livro vem democratizar o acesso às receitas “porque nem toda a gente tem acesso ao blogue, nem toda a gente tem a mesma facilidade de navegar no blogue”. “E também é diferente ter um livro na cozinha que ter um computador”, reflete entre risos.

Vegana desde os 30 anos, Luísa Ferreira aconselha uma mudança gradual nos hábitos alimentares, apesar da “urgência ética e ambiental” que se insurge. “O mais importante é fazer-se o clique na cabeça das pessoas”.

a