“Da Linha do Vouga à Ecopista do Vouga” é a nova obra da Câmara Municipal de Viseu

A antiga linha do Vouga será designada de ecopista do Vouga, com a consignação da obra, no passado dia 28 de outubro. Orçamentada em três milhões de euros, terá troços comuns com a ecopista do Dão.

Por Raquel Guerra

Decorreu no passado dia 28 de outubro a consignação da obra da ecopista do Vouga, um projeto desenhado com base no antigo ramal rodoviário da Linha do Vouga. A construção terá ligação com a Ecopista do Dão, atravessando os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Tondela e Santa Comba Dão.

Segundo a agência Lusa, citada pelo Porto Canal, a ecopista do Vouga representa um investimento superior a três milhões de euros e ficará construída no prazo de um ano e meio. Os custos orçamentais serão suportados em dois milhões de euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar.

António Almeida Henriques, presidente da câmara de Viseu, afirma que “a futura ligação da ecopista do Dão à ecopista do Vouga num corredor único, num total de 115 quilómetros de via ciclável, configura-se como um pilar estratégico para o reforço da promoção, dinamização e valorização da oferta turística regional e nacional”.

Rogério Lafões, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, diz que a nova ecopista se tornou “uma aspiração, não apenas dos municípios incluídos neste eixo e de toda a região, mas também entre os adeptos deste tipo de oferta”.

A sessão teve lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

a