A 7º arte na ESEV com Bruno Caetano

Bruno Caetano, realizador, produtor e animador autodidata, esteve pela primeira vez na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

Por Mariana Cabral

Conhecido a nível internacional, Bruno Caetano orientou uma masterclass no auditório da ESEV esta quinta feira, 28 de outubro.

A atividade englobou vários momentos, durante os quais o realizador detalhou todo o seu percurso profissional, confidenciando os altos e baixos da sua carreira, intercalando com a apresentação de vários dos seus projetos e todo o processo de trabalho que cada um requer até ser finalizado.

Bruno Caetano é um freelancer, realizador, diretor de produção, animador e construtor autodidata, professor universitário, trabalha com a “Take it easy”, realizou vários trabalhos para a RTP, é responsável por várias publicidades de grandes marcas em Portugal. É fundador da COLA – Coletivo Audiovisual – um grupo de artistas em constante evolução focados em produzir, ensinar e divulgar a animação em Portugal.

Tem vários trabalhos de sucesso, como foi a série cómica de animação – “Odisseia” – com a participação de Bruno Nogueira nas vozes, exibida na RTP1 em 2013, a curta metragem “No mundo da lua” exibida na programação da manhã do Zig Zag, na RTP2 em 2011 e 2012, ou os projetos realizados com Rui Veloso, Miguel Araújo e Azeitonas. Além do trabalho realizado a nível nacional, participou e colaborou com produções estrangeiras, com curtas metragens ou publicidade, como o caso dos relógios e canetas da Montblanc. Seja a nível nacional ou internacional o seu trabalho tem sido premiado e reconhecido.

Para uma plateia de finalistas do curso de Comunicação Social, Bruno Caetano salientou que “ninguém melhor que vocês vai vender o vosso trabalho”, pois segundo o realizador, a capacidade que cada um tem em vender os seus projetos é o segredo para o sucesso profissional. Afirmou, ainda, que o mais difícil da sua profissão é a falta de entendimento por parte das pessoas sobre aquilo que faz. O não conhecimento da arte, desvaloriza-a, trazendo vários problemas para os profissionais da área que ao necessitar de grandes orçamentos põe em causa todo o trabalho que tem de ser realizado e até a credibilidade dos profissionais.

Bruno Caetano afirmou que a sua grande aposta e o projeto do qual se orgulha é o seu mais recente trabalho – “The Peculiar Crime of Oddball Mr Jay” ou em português “O peculiar crime do estranho Sr. Jacinto”,  em que o enredo se passa numa cidade em que a natureza foi proibida, e o pequeno crime de um simples homem desencadeia consequências inesperadas.