Primeiros nove meses negros: BP com mais de 18 mil milhões de prejuízos até setembro

Petrolífera anunciou em comunicado, o enorme prejuízo deste ano, que contrasta com o lucro atingido no mesmo período de 2019.

Por Henrique Magno

A pandemia da covid-19 deixou igualmente a sua marca na área das petrolíferas. Depois da Galp ter registado quebras económicas de 45 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano corrente, desta vez foi a petrolífera inglesa BP (“British Petroleum”), que veio também anunciar os números do prejuízo até ao passado mês de setembro.

Sediada em Portugal desde 1930, a BP é uma das petrolíferas mais conhecidas do mundo. Depois de 2019, ano em que a empresa apresentou lucros acima dos 6.6 mil milhões de euros entre janeiro e setembro, foi em comunicado à Bolsa de Valores de Londres, que a petrolífera anunciou a queda drástica nos valores totais da sua balança económica, no mesmo período do presente ano.

Com 18.305 mil milhões de prejuízo nos primeiros três trimestres do ano, a British Petroleum parte para os últimos três meses de 2020 com quebras também ao nível das aquisições, onde registou um decréscimo de 36.4% em relação ao período homólogo de 2019.

No comunicado da empresa inglesa, podem ler-se também as palavras de confiança do presidente executivo da BP, Bernard Looney. O empresário irlandês de 50 anos, destaca o foco atual da petrolífera em “controlar os custos e reduzir o seu endividamento”, com o objetivo de ultrapassar as dificuldades trazidas pela pandemia, que aumentaram a sua dívida para números acima dos 34 mil milhões de euros.

a